Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Turquia e Arménia no caminho da reconciliação

Ir para baixo

Turquia e Arménia no caminho da reconciliação Empty Turquia e Arménia no caminho da reconciliação

Mensagem por LJSMN Sex Out 09, 2009 10:47 am

Turquia e Arménia no caminho da reconciliação



Após quase duas décadas de ruptura, Turquia e Arménia concordaram no restabelecimento das relações diplomáticas bilaterais já a partir deste sábado, para além de se comprometerem a reforçar as relações bilaterais.

Os protocolos dos acordos, elaborados com mediação da Suíça, deverão ser aprovados em breve pelos parlamentos dos dois países, mas a delicada questão dos massacres dos arménios em 1915, na fase final do império otomano, não consta nos documentos que vão ser assinados.

No entanto, foi constituída uma comissão destinada a incentivar "um diálogo sobre a dimensão histórica, com o objectivo de restabelecer a confiança mútua entre as duas nações".

Na sua deslocação informal a França, e numa referência à questão do "genocídio arménio", o Presidente da Turquia, Abdullah Gl, defendeu a formação "de uma comissão histórica para estabelecer os factos".

Mas mas não deixou de sublinhar a perspectiva turca: "Estes acontecimentos ocorreram há 100 anos e registaram-se sofrimentos trágicos e deploráveis, mas que foram mútuos. Se fossem consideradas as animosidades do passado, a França e a Alemanha não seriam hoje aliados. O nosso objectivo é a paz, a estabilidade e a cooperação em toda esta região, para o futuro dos nossos filhos".

A França inclui-se entre os países europeus mais empenhados na defesa da "causa arménia" e, em 2006, o Parlamento aprovou uma lei que criminaliza a negação do genocídio arménio.

Reticências do Azerbaijão

A Turquia encerrou a fronteira em 1993, em protesto contra a ocupação pela Arménia da província do Nagorno-Karabakh, de maioria arménia e situada em território do vizinho Azerbaijão, um país com importantes recursos energéticos.

O processo de normalização das relações turco-arménias, apoiado pelo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a sua visita à Turquia, não agradou aos líderes de Baku. O Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, pretendia que a aproximação entre Ancara e Ierevan fosse relacionada com a questão do conflito no Nagorno-Karabakh.

Mas, ao optar pela reaproximação com a Arménia sem condições prévias, o Governo de Ancara arrisca-se a provocar atritos com o principal aliado do país no Cáucaso do Sul, para além de poder ser confrontado, a nível interno, com a oposição dos partidos nacionalistas.

Visita histórica

O calendário estabelecido para a assinatura dos acordos também coincide com a visita do Presidente da Arménia à Turquia. Serj Sarkisyan é esperado a 14 de Outubro para assistir a um desafio de futebol entre as duas equipas nacionais. Antes, o líder arménio tinha ameaçado recusar o convite caso as fronteiras não fossem reabertas, ou se não ocorresse qualquer progresso significativo nas conversações.

Mesmo que a questão do Nagorno-Karabakh não seja referida nos acordos, a resolução deste diferendo entre a Arménia e o Azerbaijão é considerada vital para a estabilização de toda a região do Cáucaso.

E em Ancara admite-se mesmo que o Parlamento turco apenas ratifique os acordos caso sejam registados "desenvolvimentos" no conflito do Nagorno-Karabakh.

Lusa

LJSMN

Pontos : 1769

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos