Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aguiar-Branco como líder parlamentar divide direcção

Ir para baixo

Aguiar-Branco como líder parlamentar divide direcção Empty Aguiar-Branco como líder parlamentar divide direcção

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 17, 2009 11:37 am

Aguiar-Branco como líder parlamentar divide direcção

por PAULA SÁ com LÍLIA BERNARDEHoje

Aguiar-Branco como líder parlamentar divide direcção Ng1205292

Manuela Ferreira Leite dá o "apoio pessoal" ao seu vice-presidente e à equipa que apresentou para a liderança da bancada. A direcção do PSD deu ontem sinais evidentes de que não existe consenso interno sobre esta candidatura para a bancada.

José Pedro Aguiar-Branco anunciou ontem a sua candidatura à liderança do grupo parlamentar social-democrata, afirmando tratar-se de uma "decisão pessoal". Mas outro dos vice-presidentes do partido, Paulo Mota Pinto, declarou à Lusa que nem a líder nem a direcção do partido "escolheram nenhuma liderança parlamentar". Mas fontes do PSD garantiram ao DN que Manuela Ferreira Leite deu o "apoio pessoal" ao seu vice.

Segundo as mesmas fontes, Aguiar-Branco terá mesmo apresentado à líder social-democrata a sua lista à direcção da bancada social-democrata, da qual constam sete vices e dois vogais: a jurista Teresa Morais; o ex-ministro da Agricultura, Carlos Costa Neves; e os deputados Agostinho Branquinho e José Eduardo Martins (que já eram vices com Paulo Rangel), Rosário Águas, Miguel Frasquilho, Pedro Duarte, Duarte Pacheco e Carla Rodrigues.

Mas se Ferreira Leite acolheu a candidatura de Aguiar-Branco, a restante direcção do partido está muito dividida sobre a matéria. Uma fonte da direcção garantiu à agência Lusa: "A eleição de Aguiar Branco para líder parlamentar do PSD não é consensual entre os membros da Comissão Permanente. Há quem prefira optar por um peso pesado do partido, ou por uma liderança renovada menos conotada com as estratégias de comunicação eleitoral seguidas pelo PSD ao longo dos últimos meses". O DN sabe que os nomes de Paulo Mota Pinto e de José Eduardo Martins estiveram sobre a mesa da líder do PSD como possíveis candidatos à presidência da bancada parlamentar.

Na reunião que manteve com os deputados, na quinta-feira, primeiro dia de trabalhos parlamentares, Ferreira Leite enfatizou muito a ideia da independência da bancada. O que é visto no partido como um sinal diferenciador do PS (Sócrates é que impôs o nome de Francisco Assis para líder da bancada socialista) e uma forma de garantir estabilidade da liderança parlamentar após a sua saída da actual direcção do partido.

Miguel Relvas, o braço-direito de Pedro Passos Coelho, considerou "um bom princípio" a escolha de Aguiar Branco não ser da autoria da direcção. Já Alberto João Jardim, líder do PSD/Madeira, reúne a comissão política na próxima quarta-feira, ou seja, na véspera da eleição do grupo parlamentar do PSD e o nome de Aguiar Branco deve ser analisado. Há um contencioso antigo ao tempo do "Governo sombra" e direcção de José Manuel Durão Barroso, estava o PSD na oposição em 2000, quandoJardim qualificou Aguiar-Branco e outros militantes de "medíocres" e o acusou de colaborar com "adversários do PSD".

Aguiar-Branco acabou por demitir-se do cargo de vice-presidente invocando "questões de princípio" perante o silêncio de Durão Barroso face às declarações do presidente do Governo Regional da Madeira.

DN

Embarassed
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos