Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fragata "Álvares Cabral" regressa à Somália para combater pirataria

2 participantes

Ir para baixo

Fragata "Álvares Cabral" regressa à Somália para combater pirataria Empty Fragata "Álvares Cabral" regressa à Somália para combater pirataria

Mensagem por Vitor mango Qua Out 28, 2009 11:53 am

Fragata "Álvares Cabral" regressa à Somália para combater pirataria
A força naval da NATO, comandada pela fragata portuguesa "Álvares Cabral", está "em trânsito" para regressar à Somália para uma nova missão de combate à pirataria, disse à agência Lusa fonte do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

A fonte do EMGFA adiantou que a fragata 'Álvares Cabral', que integra a 'Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1 como seu navio chefe, "terminou a sua participação na Operação "Active Endeavour" (no Mediterrâneo) a 26 de Outubro, encontrando-se em trânsito para a região do Corno de África, onde irá participar na Operação "Ocean Shield", da NATO, entre 09 de Novembro deste ano e 25 de Janeiro de 2010".

A SNMG1 -- comandada por Portugal até Janeiro de 2010 -- esteve na costa da Somália durante o primeiro semestre deste ano, tendo passado os últimos meses em operações no mar Mediterrâneo.

Os militares da Marinha Portuguesa voltam assim a uma das zonas do planeta com maior tráfego marítimo e onde se têm verificado um grande número de ataques pirata a cargueiros e petroleiros.

A par da missão de combate à pirataria da NATO, junto à costa somali decorre há vários meses a Operação "Atalanta", da União Europeia, e também a missão de uma força naval multinacional, constituída por países como o Japão e a Índia.

A "Álvares Cabral" e a "Côrte-Real" foram as duas fragatas da Marinha Portuguesa que já estiveram a liderar a força da Aliança Atlântica no combate à pirataria naquela zona do Índico.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Fragata "Álvares Cabral" regressa à Somália para combater pirataria Empty Re: Fragata "Álvares Cabral" regressa à Somália para combater pirataria

Mensagem por Vagueante Qua Out 28, 2009 5:14 pm

Não sei se poderemos chamar "combate à pirataria" à acção da nossa fragata.
Talvez seja mais adequado dizer: Passar com a mão pelo lombo dos piratas.
É que nesta acção de "combate", os piratas não podem ser presos e julgados porque não se encontram em águas territoriais portuguesas.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos