Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Médio Oriente: Abbas poderá demitir-se se falharem esforços norte-americanos para relançar processo de paz

Ir para baixo

Médio Oriente: Abbas poderá demitir-se se falharem esforços norte-americanos para relançar processo de paz Empty Médio Oriente: Abbas poderá demitir-se se falharem esforços norte-americanos para relançar processo de paz

Mensagem por Vitor mango Qua Nov 11, 2009 12:41 am

Médio Oriente: Abbas poderá demitir-se se falharem esforços norte-americanos para relançar processo de paz


O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, poderá demitir-se se falharem os esforços norte-americanos para relançar o processo de paz com Israel, alertou hoje a sua equipa.

'O presidente Abbas não está aqui para se divertir. Ele não tem intenção de se manter na presidência só pelo título. Quer ser presidente de um Estado palestiniano', declarou o negociador Saeb Erakat à agência noticiosa francesa AFP.

'Se o presidente Abbas considera que o seu projecto de estabelecer um Estado palestiniano está em perigo e que Israel quer destruir a ideia de um Estado palestiniano, eu penso que ele não vai continuar no seu lugar na presidência', adiantou.

Ora, 'se não houver Estado palestiniano, não haverá Autoridade Palestiniana ou instituições ou presidência da Autoridade Palestiniana', disse ainda Erakat.

A ameaça de demissão foi confirmada por um outro responsável p alestiniano, que advertiu que em caso de saída de Abbas, 'a Autoridade (palestiniana) desmoronar-se-á, não haverá mais Autoridade palestiniana nem nenhuma das instituições de um Estado palestiniano'.

A Autoridade Nacional Palestiniana foi criada na sequência dos Acordos de Oslo de 1993, que deram uma autonomia limitada aos palestinianos na Cisjordânia e na faixa de Gaza e deviam conduzir a prazo à criação de um Estado palestiniano.

Mahmud Abbas anunciou quinta-feira que não disputará um novo mandato nas eleições gerais palestinianas, previstas para 24 de Janeiro, devido ao bloqueio no processo de paz, suspenso desde a ofensiva israelita contra a faixa de Gaza (Dezembro 2008-Janeiro 2009).

O lado palestiniano exige o congelamento da colonização na Cisjordânia ocupada, enquanto Israel está apenas disposto a uma suspensão limitada e quer o recomeço das negociações sem condições prévias.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos