Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cumpra-se a Lei

Ir para baixo

Cumpra-se a Lei Empty Cumpra-se a Lei

Mensagem por Viriato Sex Nov 13, 2009 10:57 am

Cumpra-se a Lei

Rui Ramos, na Roda Livre, e o Pacheco, na Quadratura, subsumiram a posição dos que estão a explorar a corrupção que corre solta no seio da Justiça: uma vez que apareceram suspeitas, e não importando o modo como surgiram, o suspeito tem agora de se prejudicar – tem de abdicar da sua privacidade porque as suspeitas são do foro político. Havia um prazer mal contido no olhar do Ramos, e um prazer gelado na voz do Pacheco. É o prazer da vingança, a satisfação de imaginar que o inimigo está encurralado e que irá sucumbir. Esta atitude lembra a catástrofe da Ilha da Páscoa, onde os nativos, numa competitividade celerada e ignorante, destruíram os recursos naturais para além da possibilidade de recuperação. E lá chegou o dia em que tiveram de deixar as gigantes estátuas abandonadas à espera de turistas acidentais. Também em Portugal a decadência e estertor do cavaquismo levou à extinção dos mínimos de respeito por alguma ideia ou propósito de comunidade, tendo-se optado pelo vale tudo que se serve de agentes da Judiciária, juízes, magistrados, Presidência e comunicação social. A inventona é agora uma típica intentona.


Como já se escreveu, as autoridades ouviram diversos elementos do Partido Socialista e as escutas decorreram durante a preparação das três campanhas eleitorais que ocorreram neste ano. Morais Sarmento revela ser já um especialista em escutas a Sócrates, pressupondo um conhecimento directo e detalhado dos seus conteúdos. Esta capa do Sol poderá explicar donde vinha a certeza jubilosa com que a Manela garantia que Sócrates mentia quanto ao negócio da PT-TVI. E os ataques à suposta demora do Procurador-Geral em dar andamento às certidões extraídas em Julho permitem supor que este caso estava planeado para rebentar no Verão, só não tendo acontecido porque não puderam contar com os préstimos do Ministério Público. Terá sido a desastrada inventona de Belém um plano b posto que este estava a marinar?

Seja como for e venha o que vier, o caso Face Oculta aparenta ser uma muito bem sucedida operação política. Pouco importa se as escutas são nulas ou válidas, destruídas ou distribuídas nas escolas – elas cumpriram, na perfeição, a sua função dissoluta. A situação é a de julgamento populista, o Estado de direito foi dinamitado pelo segundo maior partido nacional. Se fizermos jurisprudência deste caso, todo e qualquer político fica a saber que pode estar a ser escutado pela Judiciária por tempo indeterminado, basta arranjar um pretexto paralelo – como Morais Sarmento teve o desplante de explicar. E mais: ficamos também a saber que Judiciária, tribunais e Ministério Público serão cúmplices da entrega dessa informação aos adversários e jornalistas. Talvez seja esse, e precisamente, o ponto desejado, aquele em que os anciãos se viram outra vez para Cavaco e lhe pedem um Governo de salvação nacional.

Quanto a Sócrates, dizer o que se disse quando voltou o Freeport: se há prova de ilícitos, cumpra-se a Lei. Se não há, e esta for mais uma armadilha, cumpra-se a Lei.

Valupi na Aspirina B
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos