Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EUA opõem-se a Estado Palestino independente sem negociações prévias

Ir para baixo

EUA opõem-se a Estado Palestino independente sem negociações prévias Empty EUA opõem-se a Estado Palestino independente sem negociações prévias

Mensagem por Vitor mango Ter Nov 17, 2009 12:46 am


EUA opõem-se a Estado Palestino independente sem negociações prévias

Da EFE



Washington, 16 nov (EFE).- Os Estados Unidos demonstraram posição contrária hoje à proclamação unilateral de um Estado palestino, por considerarem que sua futura criação deve surgir a partir de uma negociação entre israelenses e palestinos no processo de paz no Oriente Médio.

"Nossa posição é clara. Apoiamos a criação de um Estado palestino, mas pensamos que a melhor maneira de alcançá-lo é por meio de negociações entre as duas partes", indicou o porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly, em sua entrevista coletiva.

O Governo dos EUA reagiu assim à campanha iniciada pelos palestinos para que a ONU reconheça como membro de plenário direito o Estado da Palestina, dada a paralisação do processo de paz com Israel, anunciou hoje um de seus líderes, Saeb Erekat.

"Compreendemos que o povo possa estar frustrado, mas estamos convencidos que isto tem de ser alcançado por meio de negociações entre as duas partes", ressaltou Kelly.

Além disso, Erekat, chefe negociador da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), disse que solicitou aos representantes diplomáticos da União Europeia (UE) que apóiem a iniciativa, e na próxima semana o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, começará uma viagem pela América Latina com o objetivo de conseguir aliados para a campanha.

A ANP também tentará obter o respaldo dos EUA.

O porta-voz do Departamento de Estado disse que as autoridades palestinas não buscaram a aprovação de Washington para a sua iniciativa nem têm de fazê-lo.

Kelly não quis adiantar-se aos fatos e especular sobre se os EUA votariam a favor ou contra da proposta palestina.

"Não posso dizer se vamos vetar algo que não vimos ou não foi proposto ainda" formalmente, destacou.

"O que temos de fazer é conseguir que as duas partes se sentem (para negociar). E isso é algo que temos colocado todos os nossos esforços para alcançar", afirmou.

O enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell, está hoje em Londres, onde se reuniu com os negociadores israelenses.

Já o subsecretário de Estado, James Steinberg, assistiu em Israel ao Fórum Sabán, que reúne em Jerusalém a personalidades locais e internacionais para buscar novas ideias para relançar o estagnado processo de paz do Oriente Médio, e se reuniu com as autoridades palestinas e israelenses.

Washington esta empenhado há dez meses em reiniciar as negociações entre israelenses e palestinos, baseado em uma estratégia para criar um clima de confiança entre as duas partes, mas não avançou em seu propósito de impulsionar o processo de paz.

"É frustrante. Não acho que ninguém o negue, mas isso não significa que não estejamos comprometidos com isso", concluiu Kelly. EFE
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118271

Ir para o topo Ir para baixo

EUA opõem-se a Estado Palestino independente sem negociações prévias Empty Re: EUA opõem-se a Estado Palestino independente sem negociações prévias

Mensagem por Vitor mango Ter Nov 17, 2009 12:49 am

O porta-voz do Departamento de Estado disse que as autoridades palestinas não buscaram a aprovação de Washington para a sua iniciativa nem têm de fazê-lo.

a gente percebe
com Obama entalado ele fica sem bases para negociar ja que a judiaria quer demonstrar que ...


a partir do que...
uma das bases da campanha do Obama cai por terra
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118271

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos