Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alargamento do sistema requer mais 181,1 ME

Ir para baixo

Alargamento do sistema requer mais 181,1 ME Empty Alargamento do sistema requer mais 181,1 ME

Mensagem por Joao Ruiz Ter Nov 17, 2009 9:56 am

Alargamento do sistema requer mais 181,1 ME

por Lusa
Hoje

Alargamento do sistema requer mais 181,1 ME Ng1218455

O alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos e a universalização do ensino pré-escolar aos cinco anos representam um acréscimo orçamental estimado em 181,1 milhões de euros para 2014/15, segundo um estudo hoje divulgado.

O documento, elaborado sob a coordenação de Luís Capucha, estima neste montante o valor resultante da aplicação das várias medidas para alargar o sistema a mais alunos.

Assim, deverão ser necessários mais 123,6 milhões de euros para bolsas de frequência no ensino secundário, 3,7 milhões de euros para os manuais e 0,6 milhões para material escolar, bem como 13,2 milhões de euros para refeições.

No pré-escolar, o acréscimo com as despesas de funcionamento é estimado em 40 milhões de euros.

Estas contas são feitas partindo do pressuposto de que em 2011 tenham já sido criados os 10,4 mil lugares adicionais no pré-escolar.

"A despesa prevista para tal é de 52 milhões de euros, correspondente a cinco mil euros por criança para a construção e equipamento das salas", sublinham os autores do livro "Mais Escolaridade - Realidade e Ambição: estudo preparatório do alargamento da escolaridade obrigatória".

Nas conclusões, lê-se que importa completar outros requisitos, como a reforma dos serviços de psicologia e orientação profissional.

"É necessário, claro está, apoiar as famílias mais desfavorecidas a preencher mais cerca de 14.000 novos lugares no ensino secundário e de 11.000 novos lugares para crianças com cinco anos, a que se seguirão outros tantos para as crianças com quatro e três anos", lê-se no estudo divulgado durante uma sessão pública na Escola Secundária Marquês de Pombal, na presença da ministra da Educação, Isabel Alçada

DN

Alargamento do sistema requer mais 181,1 ME SHa_reading

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos