Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O DESASTRE SOCIALISTA-A FALENCIA DA PATRIA

3 participantes

Ir para baixo

O DESASTRE SOCIALISTA-A FALENCIA DA PATRIA Empty O DESASTRE SOCIALISTA-A FALENCIA DA PATRIA

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Ter Nov 17, 2009 2:13 pm

Empresas públicas


Dívida pública já valia 108% do PIB no final do ano passado

por Bruno Faria Lopes, Publicado em 04 de Agosto de 2009


Dívida atingiu 180 mil milhões. Valor inclui os resultados das empresas públicas, ontem divulgados
Opções



O DESASTRE SOCIALISTA-A FALENCIA DA PATRIA 0000059673

[color:06e0=#fff]
[color:06e0=#fff]
Os dados do hospital não têm sido contabilizados nelson d'aires/kameraphoto











A dívida pública portuguesa atingiu no final de 2008 mais de 108% do total da riqueza criada no país (PIB). A montanha do endividamento público - um dos temas que está subjacente ao debate das grandes obras públicas, que marcará as próximas eleições legislativas - é composta por três fatias. Em primeiro lugar está a dívida directa do Estado (110,3 mil milhões) e depois os números ontem divulgados pelo Ministério das Finanças: a dívida das empresas públicas (que subiu 16,5% em 2008, para 21 mil milhões) e os encargos futuros assumidos até 2050 com as parcerias público-privadas (48,3 mil milhões).

"Deveríamos consolidar sempre esta dívida das empresas do Estado e somar as responsabilidades futuras com as parcerias público-privadas: a verdadeira dimensão da dívida pública portuguesa é a soma dessas três parcelas", aponta ao i António Nogueira Leite, economista e ex-secretário de Estado do Tesouro. O governo português segue o método de contabilização praticado na maioria dos países europeus, que assume apenas a dívida directa do Estado - o número oficial aponta para um peso muito mais baixo, de 66,4% no PIB em 2008. "Os países europeus têm um problema semelhante de dívida e não dá jeito contabilizar tudo: mas, seja dívida directa ou indirecta, terão de ser os contribuintes através dos seus impostos, a financiar estes desequilíbrios", acrescenta Nogueira Leite.

O ex-ministro das Finanças Eduardo Catroga concorda e alerta: "É com base neste valor, superior a 100% do PIB, que temos de raciocinar quando falamos em substância da dívida pública portuguesa." É, também, com base neste valor que Catroga - que integra o manifesto de 28 economistas contra as grandes obras públicas, defendidas pelo PS - pede que o próximo governo repense o calendário de realização dos projectos.



Prejuízos nas empresas Ontem, em Lisboa, o secretário de Estado do Tesouro apresentou os resultados do Sector Empresarial do Estado em 2008: mais de mil milhões de euros de prejuízo (972 milhões ponderado pela participação directa do Estado o que equivale a um agravamento de 253%) e um novo salto na dívida acumulada. Carlos Costa Pina referiu o valor de 21 mil milhões de euros, mas salientou as "circunstâncias excepcionais" do ano passado como o aumento dos juros. Há ainda que contar com mais empresas - novos hospitais, que trouxera mais prejuízo - sendo que, realça, o aumento do endividamento foi inferior à expansão dos activos.

Alguns destes factores ajudam a explicar a degradação dos resultados do sector público não financeiro. Os resultados operacionais após subsídios passaram de 169,4 milhões de euros positivos para 403,9 milhões de euros negativos. Costa Pina considera ainda que se deve retirar do bolo a Parpública, o que limita a queda a 0,6%. A holding do Estado teve prejuízos por causa do mau ano da TAP e da desvalorização das participações em empresas cotadas.

O governante sublinhou a evolução favorável dos prazos de pagamento (menos 21 dias), o aumento em 1% do emprego e a subida do resultado operacional agregado (sem Parpública) em 38,6%. O esforço financeiro público cresceu 26% para 811 milhões de euros. Os dividendos subiram 0,5% para 559 milhões de euros.
B
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

O DESASTRE SOCIALISTA-A FALENCIA DA PATRIA Empty Re: O DESASTRE SOCIALISTA-A FALENCIA DA PATRIA

Mensagem por Viriato Ter Nov 17, 2009 3:00 pm

50 milhões de americanos em 2008 em risco de fome

O jornal americano Washington Post publicou hoje este apontamento sobre um relatório sobre a baixa ou muito baixa "segurança alimentar" das famílias americanas. Esta "segurança" é um eufemismo técnico para o limiar da fome como se deduz logo do título do jornal e dos primeiros parágrafos que, com a devida vénia, reproduzo: "The nation's economic crisis has catapulted the number of Americans who lack enough food to the highest level since the government has been keeping track, according to a new federal report, which shows that nearly 50 million people -- including almost one child in four -- struggled last year to get enough to eat."

A ler aqui, e em particular observar os gráficos elucidativos sobre o crescimento do problema.

Na Regra do Jogo


O DESASTRE SOCIALISTA-A FALENCIA DA PATRIA GR2009111700068


Para ler o artigo completo destes comunistas, marxitras, troskistas, leninistas, stalinistas e outras palavras terminadas em istas, consulte

http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2009/11/16/AR2009111601598.html
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

O DESASTRE SOCIALISTA-A FALENCIA DA PATRIA Empty Re: O DESASTRE SOCIALISTA-A FALENCIA DA PATRIA

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 18, 2009 6:50 am

Ai, Viriato, que mania essa sua de pôr gelo no fervor lagosto-anti-socialista!

Ainda faz com que haja aqui um lagosto-piripaque!


Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

O DESASTRE SOCIALISTA-A FALENCIA DA PATRIA Empty Re: O DESASTRE SOCIALISTA-A FALENCIA DA PATRIA

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qua Nov 18, 2009 9:45 am

as costumarias MENTIRAS SOCIALISTAS. Sao 50 000 000 que nao teem seguro de saude , agora sao 50 000 000 que passam fome. MAS OLHE LA, o MORCELA DA CASA BRANCA mSOCIALISTA, nao e tao bom, O MESSIAS que desceu a TERRA para SALVAR O MUNDO? Como isso e possivel. EU que aqui vivo, e estou a par de TUDO o que aqui se passa, NAO OUVI FALAR NADA DISSO e porque sou AMERICANO, sei também que quem estiver a passar fome, pede FOOD STAMPS. E um DIREITO. Voces sao uma PIADA. UM DIA os AMERICANOS COMEM DEMAIS, E SAO MORBIDAMENTE GORDOS!!! No outro estao a passar fome. MAS OLHE , QUE EU SAIBA 20% DOS PORTUGUESES , vivem na MISERIA, nesse PARAISO SOCIALISTA. WASHINGTON POST e uma REPARTICAO de PROPAGANdA SOCIALISTA. Mais um que esta a FALIR, porque ninguem mais o LE!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

O DESASTRE SOCIALISTA-A FALENCIA DA PATRIA Empty Re: O DESASTRE SOCIALISTA-A FALENCIA DA PATRIA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos