Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Negociações para libertar Shalit levam líder do Hamas a cancelar viagem a Meca

Ir para baixo

Negociações para libertar Shalit levam líder do Hamas a cancelar viagem a Meca Empty Negociações para libertar Shalit levam líder do Hamas a cancelar viagem a Meca

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 25, 2009 2:46 pm

Negociações para libertar Shalit levam líder do Hamas a cancelar viagem a Meca

por Lumena Raposo
Hoje

Negociações para libertar Shalit levam líder do Hamas a cancelar viagem a Meca Ng1222118

O chefe do governo palestiniano na Faixa de Gaza e líder do Hamas, Ismail Haniyeh, cancelou a sua peregrinação a Meca. Esta decisão, segundo jornais israelitas, revela que as negociações para libertar o soldado israelita Gilad Shalit estão no bom caminho e, talvez, próximas do seu fim.

Cancelar a peregrinação a Meca – um dos cinco pilares do Islão – não é feito de ânimo leve por qualquer muçulmano. Mas foi precisamente isso que Ismail Haniyeh, o chefe do Hamas e do governo palestiniano na Faixa de Gaza, decidiu perante a evolução das negociações com Israel para libertar o soldado Gilad Shalit em troca de prisioneiros palestinianos.

A decisão de Haniyeh foi tomada ontem, precisamente quando uma delegação do movimento integrista Hamas partiu do Cairo para Damasco para discutir os últimos detalhes do acordo com a liderança no exterior, em especial com Khaled Meshaal. Na capital egípcia, têm estado a decorrer as negociações entre a delegação do Hamas e Israel, através de responsáveis egípcios e alemães.

Gilad Shalito foi raptado por um comando palestiniano junto à fronteira da Faixa de Gaza a 25 de Junho de 2006, o que deu origem, nesse verão, à guerra de Israel contra a Faixa de Gaza. Uma guerra que se alastraria à fronteira Norte quando, numa espécie de solidariedade, o Hezbollah (grupo xiita libanês) raptou dois militares israelitas.

Desde então, foram realizadas várias negociações para libertar Shalit. Em Outubro, Isreal libertou 20 prisioneiras palestinianas por uma cassete de alguns segundos, onde Shalit se dirigia aos pais e ao Governo de Israel. Agora tudo indica que a sua libertação pode estar para muito breve. Em troca de vários prisioneiros palestinianos, entre os quais poderá estar Marwan Barghouti, o “Nelson Mandela” da Palestina. E, a acontecer, o seu próximo presidente.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos