Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colonos desafiam congelamento de assentamentos na Cisjordânia

Ir para baixo

Colonos desafiam congelamento de assentamentos na Cisjordânia Empty Colonos desafiam congelamento de assentamentos na Cisjordânia

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 01, 2009 8:00 am


Colonos desafiam congelamento de assentamentos na Cisjordânia

Fiscais são expulsos de assentamentos; colonos dizem que decisão de governo é 'desumana'.

Tamanho do texto? A A A A
De Tel Aviv para a BBC Brasil - Os líderes dos colonos israelenses na Cisjordânia anunciaram que vão combater a decisão do governo de congelar parcialmente e temporariamente a construção de novas casas nos assentamentos no território palestino.

Nesta terça-feira, colonos expulsaram fiscais que levavam ordens de suspensão de construções ao assentamento de Kiriat Arba, perto de Hebron.

De acordo com o anúncio do Conselho da Judeia e Samaria (nome bíblico para a Cisjordânia), o orgão que representa os colonos israelenses, a decisão do governo de congelar a construção é "desumana, imoral e antissionista".

"Vamos continuar a construção do país com ou sem o governo", anunciaram os líderes dos colonos. "A decisão do governo prejudica os direitos básicos de mais de 300 mil israelenses que moram em Judeia e Samaria e promove a criação de um Estado palestino no coração da terra de Israel".

O Conselho dos colonos decidiu impedir a entrada dos fiscais do governo na área dos assentamentos e combater o congelamento por meios políticos e ações diretas.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tinha dito que o objetivo do congelamento é facilitar a retomada das negociações com os palestinos e "demonstrar que Israel quer a paz".

Porém, os lideres da Autoridade Palestina já afirmaram que o congelamento anunciado na Cisjordânia "não é suficiente" para levá-los de volta à mesa de negociações, pois não inclui a suspensão de construções em Jerusalém Oriental, a qual eles reivindicam como capital de um futuro Estado Palestino.

Divisão

Analistas ouvidos pela BBC Brasil estão divididos sobre o significado da decisão do governo israelense e sobre o impacto que o congelamento pode ter nas negociações futuras.

Segundo o cientista político da Universidade de Bar Ilan, Jonathan Rynhold, o principais objetivos do premiê Netanyahu com o congelamento são se colocar em uma posição de centro na política israelense e atrair o apoio da maioria do público, satisfazer o governo de Barack Obama, que pressionou Israel para suspender a construção nos territórios ocupados, e isolar os colonos mais radicais.

"Netanyahu é muito cético quanto à vontade e a capacidade dos palestinos de chegar a um acordo de paz", disse Rynhold, "e quer demonstrar que Israel não é obstáculo para avanço do processo de paz, mas sim os palestinos", acrescentou.

O cientista politico manifestou otimismo quanto à possibilidade de retomada das negociações.

"Acho que esse congelamento vai contribuir para a volta à mesa das negociações, talvez não imediatamente, mas quando o governo começar a remover assentamentos ilegais, os palestinos vão voltar a negociar", afirmou.

Já o jornalista Gideon Levy, do jornal Haaretz, disse à BBC Brasil, que considera "tudo isso um teatro".

"Tanto os colonos como Netanyahu sabem muito bem que a construção na Cisjordânia vai continuar", afirmou Levy.

"Nessa dança de mascarados cada um faz o seu papel, tudo isso é ridículo do começo ao fim."

De acordo com Levy, o congelamento parcial dos assentamentos não levará os palestinos de volta à mesa das negociações, porém "se o governo americano pressioná-los, eles serão praticamente obrigados a voltar a negociar".

"O único objetivo de Netanyahu é contentar os americanos e diminuir a pressão do governo Obama sobre Israel. Trata-se de uma paz com os Estados Unidos e não com os palestinos", concluiu Levy. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Colonos desafiam congelamento de assentamentos na Cisjordânia Empty Re: Colonos desafiam congelamento de assentamentos na Cisjordânia

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 01, 2009 8:11 am

raramente falho

Garanti aqui que o problkema era e sao os colonos ( alias a melanie ja do tempo do Expresso dizia o mesmo )
Isto vai rebentar mais dia menos dia dentro do proprio governo
Por varias vezes gritei aqui que o estado de Israel caminha para o precipicio
Estamos exacatmernte na era do zalazar
Angola é nossa !
Como nao foram feitas reformas a tempo deu no que deu
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos