Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Religião: Judeus alemães reagem contra declaração de «virtudes heróicas» de Pio XII por Bento XVI

2 participantes

Ir para baixo

Religião: Judeus alemães reagem contra declaração de «virtudes heróicas» de Pio XII por Bento XVI Empty Religião: Judeus alemães reagem contra declaração de «virtudes heróicas» de Pio XII por Bento XVI

Mensagem por Vitor mango Dom Dez 20, 2009 3:49 am

Religião: Judeus alemães reagem contra declaração de «virtudes heróicas» de Pio XII por Bento XVI
Berlim, 20 Dez (Lusa) - Stephan Kramer, secretário-geral do Conselho Central dos Judeus da Alemanha afirmou-se no sábado "furioso" e "triste", acusando o Papa Bento XVI de "reescrever a história" ao ter proclamado "virtudes heróicas" em Pio XII.


A assinatura do decreto sobre as "virtudes heróicas" de Pio XII, que foi Papa de 1939 a 1958, constituiu surpresa mas suscitou poucas reacções imediatas do mundo judeu e israelita, possivelmente por ter ocorrido num 'shabbat', dia santo muito respeitado em Israel e pelos judeus praticantes.


A comunidade judia de Roma manifestou uma posição "crítica", solicitando acesso aos arquivos do Vaticano do tempo da II Guerra Mundial, recordando a partida, em 1943, de um comboio de deportados judeus para o campo de concentração de Auschwitz, "perante o silêncio de Pio XII".
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117572

Ir para o topo Ir para baixo

Religião: Judeus alemães reagem contra declaração de «virtudes heróicas» de Pio XII por Bento XVI Empty Re: Religião: Judeus alemães reagem contra declaração de «virtudes heróicas» de Pio XII por Bento XVI

Mensagem por Vitor mango Dom Dez 20, 2009 3:51 am

About

A minha posiçao em tudo que sao foram ou ainda sao massacres ou holocausto nada devem ter a ver com raças ou religiões
TODOS mas mesmo todos devem ser levados ao TPI
E qualquer pais que nao assine o TPI é porque quer ele mesmo fazer o seu holocausto
Nisto tenho sido bem claro
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117572

Ir para o topo Ir para baixo

Religião: Judeus alemães reagem contra declaração de «virtudes heróicas» de Pio XII por Bento XVI Empty Pio XII - Críticas, prós e contra

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 20, 2009 5:02 am

Críticas, prós e contra

Religião: Judeus alemães reagem contra declaração de «virtudes heróicas» de Pio XII por Bento XVI 300px-Tumulo_pio_xii
Túmulo de Pio XII na Basílica de São Pedro

O papel de Pio XII, durante a Segunda Guerra Mundial é, no entanto, controverso para vários de seus críticos. Por outro lado, o seu silêncio durante os primeiros anos da guerra, foi reconhecido como útil para salvar inumeráveis vidas humanas, por muitos historiadores .

Apesar de ninguém considerar a Cúria Papal um exército, nem ver o papa como um general a quem se recorre para complicadas operações de salvamento e resgate, já se acredita ser a Igreja Católica uma força ética e uma reserva moral do Ocidente, de quem se espera que aja em favor das vítimas, justo nesses momentos terríveis e ter-se-ia omitido, segundo os seus críticos. Tão pouco se tem notícia de manifestações públicas ostensivas, no mesmo sentido ,seja da Cruz Vermelha Internacional, seja de organizações judaicas americanas que não agiram diferentemente.

O que é geralmente aceite, é que o Papa seguiu uma política neutra, à semelhança do que o Papa Bento XV havia feito na Primeira Guerra Mundial. O principal argumento tinha duas razões: a condenação pública de Adolf Hitler e do nazismo trariam pouco ou nenhum benefício ao desenrolar da guerra, já que seria certamente censurada na Alemanha e desconhecida para os católicos alemães (embora já houvesse na década anterior à guerra declarações de que catolicismo e nazismo eram incompatíveis); segundo, isso poderia desencadear uma forte perseguição religiosa aos católicos alemães, cortando as rotas de fuga usadas por opositores do nazismo, judeus e ciganos.

Robert M. W. Kempner, referindo-se à sua própria experiência durante o processo de Nuremberg, afirmou em carta à redacção, depois de o "Commentary" ter publicado um trecho do livro de Guenter Lewy em 1964: "Qualquer movimento de propaganda da Igreja Católica contra o Reich hitleriano não só teria sido um 'suicídio voluntário' (...) mas teria também acelerado a execução capital de um maior número de judeus e sacerdotes".

Segundo o diplomata e historiador judeu E. Pinchas Lapide, que foi cônsul em Milão, na sua obra "Three Popes and Jews" (Londres, 1967), "Pio XII, a Santa Sé, os núncios do Vaticano e toda a Igreja Católica terão salvo cerca de 700.000 a 850.000 hebreus da morte certa, no regime nazista. "

Em 23 de Dezembro de 1940 no jornal "Time" Albert Einstein afirmava: Somente a Igreja ousou opor-se à campanha de Hitler de suprimir a verdade. Nunca tive um interesse especial pela Igreja antes, mas agora sinto um grande afeto e admiração porque somente a Igreja teve a coragem e a força constante de estar da parte da verdade intelectual e da liberdade moral.

Por ocasião de sua morte o mundo prestou-lhe extraordinárias homenagens. Eisenhower, então presidente dos Estados Unidos declarou: "O mundo tornou-se mais pobre depois de sua morte". De sua parte a então ministra do Exterior de Israel e mais tarde primeira-ministra Golda Meir afirmou: "Nós choramos um grande servidor da paz." e, ainda, que na ocasião do "terrível martírio que se abateu sobre nosso povo, a voz do Papa se elevou em favor de suas vítimas." Certo, é que o Papa desenvolveu na sombra uma forte campanha de apoio aos judeus, mas os seus críticos, todavia, não perdoam o fato de ter mantido silêncio, ao não falar publicamente contra o nazismo durante a guerra, por temer represálias nazistas contra os católicos e os judeus.

Provas escritas de ordem directa de Pio XII para proteger os judeus foram encontradas no Memorial das Religiosas Agustinas do Monastério romano "Dei Santissimi Quattro Coronati" onde se lê:"O Santo Padre quer salvar a seus filhos, também aos Judeus, e ordena que em todos os Mosteiros se dê hospitalidade a estes perseguidos". A anotação é de novembro de 1943 e inclui a lista de 24 pessoas acolhidas neste Mosteiro como adesão ao desejo do Sumo Pontífice.

A Pave the Way Foundation uma fundação que se dedica à promoção da paz no mundo através do diálogo interreligioso, liderada pelo judeu Gary Lewis Krupp comunicou, em Setembro de 2009, ao Papa Bento XVI uma iniciativa que busca dar a Pio XII o título de "Justo entre as Nações" – o que seria equivalente ao reconhecimento que faz a Igreja Católica dos santos - e assim colocar o seu nome no elenco do conhecido jardim dos justos no Yad Vashem de Jerusalén.

Processo de Beatificação

Em 1965 o Papa Paulo VI deu início à causa da sua beatificação anunciando o fato durante o Concílio Vaticano II. No dia 8 de Maio de 2007, a Congregação para a Causa dos Santos, à unanimidade, reconheceu que Pio XII praticou as virtudes teologais e as virtudes humanas em grau de heroísmo, submetendo a Bento XVI a decisão de declará-lo Venerável, último estágio que antecede à declaração de beato. A Congregação revisou três mil páginas de documentos e testemunhos sobre a vida de Pio XII. Porém, em Dezembro de 2007 o Papa Bento XVI determinou o estudo mais aprofundado de alguns documentos para o que criou uma comissão dentro da sua Secretaria de Estado, o que implica num atraso na tramitação do processo.

Em 2008, Bento XVI, celebrando na Basílica de São Pedro os 50 anos da morte do servo de Deus Pio XII, exortou a rezar a fim de que continue felizmente a causa de beatificação.

No dia 19 de Dezembro de 2009 o Papa Bento XVI promulgou o decreto que reconhece as virtudes heróicas do Servo de Deus Pio XII, um importante passo dentro do processo de beatificação que fica aguardando somente a existência de um milagre realizado pela intercessão do Papa Pacelli.

In Wikipédia

study

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Religião: Judeus alemães reagem contra declaração de «virtudes heróicas» de Pio XII por Bento XVI Empty Re: Religião: Judeus alemães reagem contra declaração de «virtudes heróicas» de Pio XII por Bento XVI

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos