Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Câmaras 'usam' idosos para prevenir o crime

Ir para baixo

Câmaras 'usam' idosos para prevenir o crime Empty Câmaras 'usam' idosos para prevenir o crime

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 31, 2009 10:53 am

Câmaras 'usam' idosos para prevenir o crime

por ROBERTO DORES,
Hoje

Câmaras 'usam' idosos para prevenir o crime Ng1236697

Quem grafitar ou destruir o património público da Avenida Luísa Todi, no centro da cidade do Sado, a partir de Janeiro, entre as 09.00 e as 19.00, terá de responder perante os futuros patrulheiros, que vão ter formação para saber abordar os infractores. Os novos 'zeladores' do património público serão reformados e a sua 'arma' será o telemóvel

"Parece que é tudo para estragar. Aos golfinhos nem lhe deram duas semanas. Mal puseram aqui as estátuas dos animais escreveram logo uns palavrões no peito dos bichos, daqueles que nem se pode dizer." A revolta de Humberto Pinheiro centra-se no vandalismo das imagens com que Setúbal homenageia os cetáceos do Sado, mas a destruição espalha-se pela renovada Avenida Luísa Todi, a que não escapa o restante mobiliário público. Ambos os golfinhos, colocados sobre tanques em basalto, foram, entretanto, pintados, e feitos outros restauros no tabuleiro central. Só que a autarquia não está na disposição de andar sempre atrás do prejuízo e tomou uma decisão estratégica: vai colocar dez idosos a patrulhar a avenida, pagos a 2,60 euros à hora.

Humberto Pinheiro, que toda vida trabalhou em restaurantes daquela artéria, admite que gostaria de fazer parte da futura equipa de vigilantes, mas como tem "apenas" 64 anos só lá para Agosto próximo é que estará habilitado. "É o tempo que me falta para a reforma. Pode crer que levava isto muito a sério. Quando chegar a minha vez vou tentar o lugar. Isto é revoltante, porque as pessoas dão cabo de tudo. E olhe que não são só os mais novos", assegura ao DN.

É que depois da requalificação da principal avenida sadina, cujas obras orçaram 13 milhões de euros, os actos de vandalismo naquela zona da cidade têm sido constantes, acreditando o município que a estratégia dos patrulheiros vai dissuadir o crime. Por agora não faltam exemplos de destruição, que se arrastam quase desde o dia em que as obras do Polis chegaram ao fim. Nos célebres golfinhos, que viriam a ser trasladados da rotunda para uma zona mais a norte do tabuleiro central, cedo surgiram com inscrições obscenas, enquanto os bancos de jardim e caixas de electricidade ficaram repletos de grafitis. Várias árvores, recentemente plantadas, já foram partidas, papeleiras arrancadas e há ainda quem ouse cruzar frequentemente o tabuleiro de moto, passando por cima da relva, para "encurtar distâncias".

"É aqui que os nossos homens podem ser determinantes, porque quando virem situações destas vão abordar as pessoas, tentando explicar que aquilo não se faz", revela Ricardo Iglésias, o presidente da Associação Centro de Bem-Estar Social dos Reformados e Idosos, parceira neste projecto, que também engloba a Junta de Freguesia da Anunciada - onde os interessados se devem dirigir para fazerem a respectiva candidatura ao cargo de patrulheiro.

Neste momento já existem sete inscrições (a maioria dos candidatos tem mais de 70 anos). A associação dá prioridade aos idosos com menos recursos financeiros, admitindo residir neste projecto um complemento à reforma, havendo a possibilidade de superarem os 200 mensais. Contudo, Ricardo Iglésias alerta para a "inserção social" que está implícita no programa. "Já viu o que representa para estas pessoas voltarem a sentir-se úteis?", questiona.

Porém, não é qualquer idoso que vai ter portas abertas nas equipas de patrulheiros. O dirigente António Carvalho revela que todos os elementos terão de apresentar "boa mobilidade" e capacidade de diálogo (ver caixa) para puderem interpelar quem esteja a cometer um acto de vandalismo. "A formação que vão ter, vai ajudar a esse nível, mas se a pessoa não aceitar a chamada de atenção e se mostrar violenta, o patrulheiro terá que ligar do seu telemóvel para a PSP - o Comando da PSP funciona na mesma avenida - a denunciar o caso", avança.

Nesta tarefa preventiva contra o vandalismo os idosos vão estar equipados com um colete florescente, devidamente identificado, e serão alvo de um seguro de trabalho.

A câmara de Setúbal vai disponibilizar 40 mil euros para financiar este projecto no primeiro ano, destacando uma fonte da presidência o cariz social que também está inerente a esta iniciativa de "valorização das capacidades da população sénior". De resto, o projecto já conhece uma experiência na cidade, onde 20 idosos vigiam diariamente o Parque Urbano de Albarquel, "com grande sucesso", segundo Pedro Jesus, director da Associação Centro de Bem-Estar Social dos Reformados e Idosos, revelando que este modelo poderá, em breve, vir a ser alargado a outras zonas da cidade onde também se têm registado graves actos de vandalismo à luz do dia.

A autarquia admite alargar o projecto dos "idosos patrulheiros" a outros locais da cidade, revelando uma fonte do gabinete da presidência que o "sucesso" alcançado com a primeira experiência, a decorrer há mais de um ano no Parque Urbano de Albarquel, já levou a que esta possibilidade tivesse sido abordada pelos próprios serviços municipais.

Aliás, o município considera ser esta uma solução complementar ao trabalho realizado pela PSP na cidade, adjectivando-a de "ideal" para que os vários locais "aprazíveis e agradáveis de Setúbal", passem a ter um "olhar especial pelos serviços e pelos cidadãos." Quer isto dizer que a aposta municipal passa por entregar a vigilância do património público a quem diariamente frequenta os locais e melhor conhece os "cantos à casa."

A autarquia alerta ainda para as vertentes "pedagógica e educacional" que estão implícitas nesta iniciativa, aliadas à ocupação da população sénior do concelho.

In DN

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos