Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chávez nacionaliza fábricas de cimento...

Ir para baixo

Chávez nacionaliza fábricas de cimento... Empty Chávez nacionaliza fábricas de cimento...

Mensagem por Kllüx Dom Ago 17, 2008 8:12 pm

Venezuela: Chávez nacionaliza fábricas de cimento Cemex, Lafarge e Holcim



O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou no domingo que nacionalizará três fábricas de cimento, a mexicana Cemex, a francesa Lafarge e a suíça Holcim, sem revelar o valor que o Estado pagará pelas mesmas.

“Amanhã, à meia-noite, vence o prazo para a nacionalização das cimenteiras (...) vamos nacionalizar as indústrias de cimento”, anunciou o Presidente venezuelano durante o espaço dominical de rádio e televisão “Alô Presidente”, transmitido a partir do Estado de Guárico (250 quilómetros a sul de Caracas).

As intenções do Governo venezuelano de nacionalizar as empresas de cimento foram reveladas, pela primeira vez, a 03 de Abril último, quando o próprio Presidente anunciou estar disposto a pagar “até ao último centavo” para que passassem a ser controladas pelo Estado.

Segundo Hugo Chávez, a decisão tem como objectivo “lançar com força um programa de construção de habitações no país”, cujo défice, segundo dados oficiais, ascende a 1,8 milhões de unidades.

Um decreto presidencial datado de 19 de Junho último dá um prazo de 60 dias para que os accionistas das empresas de cimento cheguem a um acordo sobre a eventual participação como accionistas em novas empresas do Estado, caso contrário as suas acções seriam expropriadas.

O mesmo decreto prevê que a participação do Estado venezuelano seja de 60 por cento do valor global das acções, que deveriam ser transferidas até 31 de Dezembro.

Das três cimenteiras que vão ser nacionalizadas a mexicana Cemex é a maior, conta com três fábricas, capacidade para produzir 4,6 milhões de toneladas métricas de cimento ao ano e 3.000 trabalhadores directos.

A Cemex produziu, em 2007, 50 por cento dos dez milhões de toneladas métricas de cimento que o país necessitou, sendo o restante fabricado, em partes iguais pela Lafarge e a Holcim.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos