Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Variante genética que aumenta risco de Alzheimer também significa mais inteligência

Ir para baixo

Variante genética que aumenta risco de Alzheimer também significa mais inteligência Empty Variante genética que aumenta risco de Alzheimer também significa mais inteligência

Mensagem por Kllüx Seg Fev 15, 2010 7:35 pm

Saúde: Variante genética que aumenta risco de Alzheimer também significa mais inteligência



A mesma variante genética que aumenta o risco da doença de Alzheimer na velhice pode ser responsável por mais inteligência, cultura e memória na juventude, refere um estudo publicado na revista New Scientist.

O estudo, conduzido no centro médico universitário de Rush, em Chicago, sugere que os portadores da variante - designada por epsilon 4 - podem ter vantagens nos primeiros anos de vida, permitindo-lhes reproduzirem-se e passarem a variante antes de os seus efeitos negativos começarem.

"De um ponto de vista evolucionário, isto faz sentido", afirmou o investigador Duke Han.

Estudos feitos nas universidades de Sussex, no Reino Unido e da Califórnia, indicam que pessoas entre 18 e 30 anos com a variante tiveram melhores desempenhos em tarefas que dependem do uso do lobo frontal do cérebro, que é responsável pelas tarefas cognitivas mais elaboradas.

Jenny Rusted, da universidade de Sussex, afirmou que a epsilon 4 ajuda as pessoas a concentrarem-se na informação importante. Mas usar a memória para lembrar algo requer também deixar de fora os elementos irrelevantes, uma capacidade que diminui com a idade.

A investigadora sugere que, diminuída a capacidade de filtragem, os benefícios da epsilon 4 acabem por se perder. Mas continua a ser um mistério a razão pela qual tem um efeito negativo nos seus portadores quando estes atingem a velhice.

Uma hipótese, avançada por um estudo da universidade de Oxford, aponta para que o cérebro dos portadores de epsilon 4 se esforce mais na juventude e acabe por se gastar quando se chega à velhice.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos