Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ondas destroem cinco casas na Fuseta

4 participantes

Ir para baixo

Ondas destroem cinco casas na Fuseta Empty Ondas destroem cinco casas na Fuseta

Mensagem por ricardonunes Ter Fev 16, 2010 7:58 am

A ondulação com cerca de cinco metros de altura aliada às marés vivas provocou esta madrugada a destruição de cinco casas na ilha da Fuzeta e parte do cordão dunar na ilha de Faro, levando ao corte de trânsito.

Fonte da Administração Regional Hidrográfica do Algarve (ARHA) disse à agência Lusa que cinco casas na ilha da Fuseta 'foram total ou parcialmente destruídas esta noite, mas não há nenhuma vítima a registar'.

Segundo Sebastião Teixeira, geólogo da ARHA, com a destruição destas cinco casas, são já dez as habitações destruídas em dois dias.

O comandante da Polícia Marítima, Marques Ferreira, explicou que, cerca das 04h00 desta terça-feira, ocorreu uma forte ondulação de sudoeste, com cinco metros de altura, e uma preia-mar de marés vivas que fez com que o mar galgasse a duna e as areias invadissem a área urbana do lado nascente da praia de Faro.

Marques Ferreira acrescentou à Lusa que a estrada teve de ser cortada ao trânsito e que a Câmara de Faro e a Polícia Marítima estão a remover pedras, pedregulhos e areia com retroescavadoras.

Também em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, estimou que 'se não houver mais marés vivas, a situação pode voltar à normalidade'. No entanto, refere, 'estamos a sofrer as consequências de urbanização anárquica do cordão dunar desde há 50 anos'.

CM
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas destroem cinco casas na Fuseta Empty Re: Ondas destroem cinco casas na Fuseta

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 16, 2010 8:51 am

Também em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, estimou que 'se não houver mais marés vivas, a situação pode voltar à normalidade'. No entanto, refere, 'estamos a sofrer as consequências de urbanização anárquica do cordão dunar desde há 50 anos'.

Bem prega Frei Tomás (Macário Correia), mas o egoísmo, inveja e burrice dos portugueses para mais não dá e depois, aqui d'el-Rei, que quero ser indemnizado...

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas destroem cinco casas na Fuseta Empty Re: Ondas destroem cinco casas na Fuseta

Mensagem por Viriato Ter Fev 16, 2010 3:12 pm

Viriato escreveu:Porque as mansões (?), nem sei bem o que isso é, mas é assunto recorrente neste forum, vou passar e inumerá-las e mostrá-las. Coisa que, tirando o mango, nunca foi feito. Começo pela mansão de verão...

Vista geral da mansão. Não tem neons porque não existe electricidade no local...

Ondas destroem cinco casas na Fuseta 3758000337_b4d68d984b



Eu e a minha mordomazinha.... (não é só o Mango que tem essas mordomias)...

Ondas destroem cinco casas na Fuseta 3758047663_ba071b1a42


Foi-se esta noite com as ondas na ilha da Fuzeta.... Que porra.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas destroem cinco casas na Fuseta Empty Re: Ondas destroem cinco casas na Fuseta

Mensagem por Kllüx Ter Fev 16, 2010 4:34 pm


Algumas fotos do local.....




Ondas destroem cinco casas na Fuseta Getimage?action=getimg&docid=10681584

Ondas destroem cinco casas na Fuseta Getimage?action=getimg&docid=10681587


Ondas destroem cinco casas na Fuseta Getimage?action=getimg&docid=10681583

Temporal na Ilha da Fuseta
Ondas de cinco metros, aliadas às mares vivas, destruíram casas na ilha da Fuzeta, 16 de fevereiro de 2010.


Ondas destroem cinco casas na Fuseta Getimage?action=getimg&docid=10681586

Ondas destroem cinco casas na Fuseta Getimage?action=getimg&docid=10681588

Ondas destroem cinco casas na Fuseta Getimage?action=getimg&docid=10681590
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas destroem cinco casas na Fuseta Empty Re: Ondas destroem cinco casas na Fuseta

Mensagem por Viriato Ter Fev 16, 2010 5:13 pm

No fundo as ondas mais que não fizeram o que as autoridades há muito deviam ter feito. Construções sobre superfícies dunares provocam a reacção da natureza. O que não quer dizer que não tenha sido com muita mágoa. Eu e uns amigos, há uns 40 anos, mandamos fazer a casa (mais barraca do que casa). Sucede que foi um êxito. Durante a década se 70 e 80 ali se reuniram figuras (quase todas desaparecidas) que transformaram aquelas noites de verão na ilha em momentos que dava tudo para reviver. Quase sempre ligadas á música. Á volta da mesa onde me encontro na fotografia, na companhia de um garrafão, José Nisa, dedilhando uma guitarra, compôs talvez o seu melhor disco. "Calçada de Carriche", com versos de Gedeão. Zeca Afonso também lá compôs um dos últimos trabalhos "Galinhas do Mato" em cujo reportório há uma canção (Escandinávia Bar-Fuzeta). Ali esteve praticamente, já muito debilitado, até á sua morte. Adriano Correia de Oliveira (muito puxado á pinga) também não perdia um verão. Talvez alguns peixinhos, ou melhor, sereias, neste momento, ainda oiçam alguns acordes da música ali parida ou cantada.

Depois foi ali que a minha filha aprendeu a gatinhar e a andar. Um dia cansei-me. Durante quase 20 anos pouco lá fui. Até que a minha filha resolveu levar para lá os filhos (meus netos). E foram, para eles, verões que creio que nunca esquecerão. E, quando recomeçava a gostar de para lá ir, veio o mar e levou tudo. Mas, apesar da minha mágoa, valeu a pena a aventura de a construir. Voltaria a fazer o mesmo...
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ondas destroem cinco casas na Fuseta Empty Re: Ondas destroem cinco casas na Fuseta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos