Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Registos de vistos de Aristides Sousa Mendes podem voltar a Museu Judaico de Nova Iorque

2 participantes

Ir para baixo

Registos de vistos de Aristides Sousa Mendes podem voltar a Museu Judaico de Nova Iorque Empty Registos de vistos de Aristides Sousa Mendes podem voltar a Museu Judaico de Nova Iorque

Mensagem por Kllüx Sáb Fev 27, 2010 7:41 am

EUA: Registos de vistos de Aristides Sousa Mendes podem voltar a Museu Judaico de Nova Iorque



O livro de registos de vistos do cônsul de Bordéus Aristides de Sousa Mendes, um documento histórico do tempo da Segunda Grande Guerra, pode voltar a Nova Iorque ao Museu Judaico ainda este ano.

João Crisóstomo, um ativista português residente nos Estados Unidos e um dos vice-presidentes da Raoul Wallenberg Foundation, está neste momento em Lisboa e espera ter luz verde do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, para ter o livro no Museu nova-iorquino a 17 de junho de 2010, dia que marca os 70 anos em que Aristides de Sousa Mendes começou a conceder vistos em massa a judeus e a outros refugiados da Segunda Grande Guerra, sem autorização de Lisboa.

Crisóstomo disse à Lusa que, para marcar a efeméride, vai ser realizada uma missa no Vaticano, em Newark, Nova Jérsia, e em outras capitais europeias.

"É uma data importante, pois foi neste dia, há 70 anos, que o então cônsul português em Bordéus, desobedecendo às ordens de Salazar, decidiu começar a passar vistos aos judeus e a todos os que lhe pediam e que queriam fugir dos nazis, encontrando assim um refúgio em Portugal", explicou Crisóstomo.

Conhecido pelo seu envolvimento em causas como as gravuras de Foz Côa, Timor-Leste e outras angariações de fundos para causas humanitárias locais, Crisóstomo foi o responsável por uma série de iniciativas em 2004, nos Estados Unidos, que marcaram a passagem dos 50 anos da morte de Aristides de Sousa Mendes.

Nessa altura, o Museu Judaico de Nova Iorque criou uma mini exposição temporária num espaço dedicado ao cônsul português, onde se podia ver o livro de registos de vistos e a caneta com que os assinou, documentos cedidos por Portugal.

Foi também organizada uma visita das escolas comunitárias portuguesas ao museu que juntou mais de 500 alunos em Nova Iorque para ouvirem falar sobre o "herói português de Bordéus".

Agora, João Crisóstomo contactou de novo o cardeal Renato Martino, o presidente emérito do Concílio Pontifical de Justiça e Paz do Vaticano, propondo a realização de uma missa em Roma e em outras cidades.

"A ideia foi muito bem acolhida e por isso nesse dia vamos ter uma missa com três cardeais - Renato Martyino, Claúdio Humes e William Levada - em Roma, na igreja de Santa Maria de Transpontina", adiantou João Crisóstomo.

A iniciativa pretende ser, segundo a mesma fonte, "um Dia da Consciência, um dia de Acção de Graças por estes atos humanitários", por isso será também lembrado o brasileiro Luís Martins de Sousa Dantas, outro diplomata que salvou milhares de judeus durante a Segunda Grande Guerra.

Nos Estados Unidos, a missa será celebrada na catedral de Newark, Nova Jérsia, apenas no dia 20 de julho, domingo, ao meio dia, por questões de calendário, pelo bispo auxiliar da arquidiocese D. Edgard Cunha.

João Crisóstomo disse à Lusa que continua a tentar que outras dioceses de capitais europeias realizem missas neste dia, como aconteceu em 2004, de modo a internacionalizar ainda mais este "Dia da Consciência" de homenagem ao cônsul português de Bordéus.

O livro de registos de vistos do Consulado Português de Bordéus regista os vistos concedidos por Aristides de Sousa Mendes. Entre novembro de 1939 e abril de 1940 foram passados cerca de 20 vistos por mês, mas em maio desse ano são já 8 por dia e a partir de 17 de junho chegam a atingir uma média de 247 até chegarem aos 350 no dia 22 desse mês.

Crê-se que foi a 17 de junho que Aristides de Sousa Mendes, desesperado pela demora das autorizações de Lisboa, começou a conceder vistos em massa, e por isso sem preocupações de registo, pois deixam de ser mencionados nomes, por exemplo.

É este livro de registos que João Crisóstomo espera trazer de novo a Nova Iorque:

"É importante mostrar às novas gerações, e às comunidades estrangeiras de Nova Iorque, este verdadeiro herói português dos nossos dias que deve ser um exemplo para os mais novos", adiantou Crisóstomo.

Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Registos de vistos de Aristides Sousa Mendes podem voltar a Museu Judaico de Nova Iorque Empty Re: Registos de vistos de Aristides Sousa Mendes podem voltar a Museu Judaico de Nova Iorque

Mensagem por Viriato Sáb Fev 27, 2010 9:46 am

Um dos meus herois de estimação... Fico feliz por esse reconhecimento.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos