Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

mais mentiras dos chupas

Ir para baixo

mais mentiras dos chupas Empty mais mentiras dos chupas

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Mar 11, 2010 12:11 pm

% no total do ano passado
Economia portuguesa voltou às quedas no final de 2009


por Lusa11 Março 2010mais mentiras dos chupas Icn_comentario
mais mentiras dos chupas Ng1265713


Portugal registou uma queda de 1% no último trimestre do ano passado, face ao período homólogo de 2008, e caiu 0,2 por cento face ao terceiro trimestre do ano passado, interrompendo dois trimestres de crescimento.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) revê assim, em baixa, a previsão inicial de estagnação nos últimos três meses do ano passado, "reflectindo sobretudo nova informação sobre o comércio internacional (valores nominais e deflactores)", explica o organismo oficial das contas nacionais.
Olhando para todo o ano de 2009, confirma-se que o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 2,7 por cento, "após a variação nula verificado no ano anterior". De acordo com o INE, "o contributo da procura interna para esta variação foi negativo (-2,8 pontos percentuais), enquanto o da procura externa líquida foi ligeiramente positivo (0,1 p.p.), reflectindo a maior redução em termos absolutos das importações comparativamente à observada nas exportações"
No ano passado, "o comportamento das principais componentes da procura interna foi diferenciado, assistindo-se a uma redução acentuada do investimento, a uma redução moderada do consumo final das famílias e a um aumento do consumo final das administrações públicas. Em termos nominais, o PIB ascendeu a cerca de 163,6 mil milhões de euros, menos 1,7 por cento que no ano anterior", acrescenta o comunicado do INE.
Centrando a análise nos últimos três meses do ano passado, o INE conclui que "o PIB diminuiu 1 por cento em volume face ao período homólogo de 2008 (variações de -2,5 por cento, -3,4 por cento e -3,8 por cento, respectivamente no 3º, 2º e 1º trimestres de 2009). A redução menos intensa do PIB em termos homólogos no 4º trimestre esteve associada ao contributo menos negativo da procura interna, que passou de -2,2 p.p. no 3º trimestre para -1,2 p.p. no seguinte, e ao aumento do contributo da procura externa líquida, que se fixou em 0,2 p.p. (-0,3 p.p. no trimestre anterior)", conclui a nota do INE.
Para este ano, o Governo estima, no Orçamento do Estado e no Programa de Estabilidade e Crescimento, um crescimento do PIB de 0,7 por cento.

RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos