Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O celibato religioso começa a abanar.....

2 participantes

Ir para baixo

O celibato religioso começa a abanar..... Empty O celibato religioso começa a abanar.....

Mensagem por Viriato Dom Mar 14, 2010 4:13 pm

Vaticano nega relação entre celibato e pedofilia

O Vaticano negou este domingo que a exigência do celibato para os sacerdotes seja a causa dos abusos sexuais dos clérigos que estão a abalar a igreja na Europa e defendeu a forma como o Papa está a lidar com a crise

A sugestão de que as regras do celibato são, de alguma forma, responsáveis pelos comportamentos desviantes dos padres abusadores sexuais foi veiculada nos últimos dias em alguns jornais, tendo as mesmas sido questionadas.

Muito do furor foi impulsionado por comentários de um dos conselheiros mais próximos do Papa, o arcebispo de Viena, cardeal Christoph Schoenborn, que defendeu uma análise honesta de questões como o celibato e a educação sacerdotal para erradicar as origens do abuso sexual.

«Parte disto é a questão do celibato, assim como do desenvolvimento do caráter. E também uma grande parte da honestidade, na igreja e sociedade», escreveu Christoph Schoenborn na edição online do jornal da diocese.

O gabinete do arcebispo apressou-se a esclarecer que este não estava a pôr em causa o celibato sacerdotal, que só esta semana o Papa Bento XVI reafirmou como «expressão do dom de si mesmo a Deus e aos outros».

Christoph Schoenborn já se tinha mostrado recetivo aos argumentos de que o celibato é um problema crescente para a igreja, principalmente porque limita o número de homens que escolhem a ordenação.

Em Junho, Schoenborn apresentou uma proposta no Vaticano, assinada por proeminentes católicos australianos, a defender o fim do celibato e a possibilidade de homens casados poderem ser padres.

Nos dias seguintes ao editorial de Schoenborn, proeminentes prelados - na Alemanha e no Vaticano - deitaram abaixo qualquer sugestão de que as regras do celibato estejam relacionadas com o escândalo.

«Está demonstrado que não há nenhuma relação», escreveu num artigo Dom Giuseppe Versaldi, um professor emérito de direito canónico e psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

«É sabido que o abuso sexual de menores é mais frequente entre os leigos e os que estão casados do que nos sacerdotes celibatários», escreveu.

Lusa / SOL
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

O celibato religioso começa a abanar..... Empty Re: O celibato religioso começa a abanar.....

Mensagem por Joao Ruiz Seg Mar 15, 2010 7:51 am

«É sabido que o abuso sexual de menores é mais frequente entre os leigos e os que estão casados do que nos sacerdotes celibatários», escreveu.

Infelizmente esta é uma verdade iniludível, mas que não deve servir de biombo, para que a Igreja se esconda, sem encarar seriamente e de vez o problema do celibato, imposto aos seus sacerdotes.

Se se arroga defensora da procriação, dentro dos parâmetros canónicos, por que razão continua a defender este contrasenso, esta verdadeira aberração da imposição do celibato, que pode ter servido determinados interesses "in illo tempore", mas que, de certeza, não os serve numa igreja actual e sempre em mudança, se quiser continuar a desempenhar um papel preponderante no mundo.

Resolver o problema de raiz e deixar-se de pedidos hipócritas de perdão, eis o que a Igreja deve e tem de fazer.

Idea Idea

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos