Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O mês de Janeiro nos «Livros de Horas»

Ir para baixo

O mês de Janeiro nos «Livros de Horas» Empty O mês de Janeiro nos «Livros de Horas»

Mensagem por Viriato Qua Mar 17, 2010 4:20 pm

O mês de Janeiro nos «Livros de Horas»

O mês de Janeiro nos «Livros de Horas» JaneiroLivroHoras

Os livros de horas eram livros com iluminuras destinados a serem usados nas orações, pelos laicos. Eram encomendados por reis, rainhas e nobres e, apesar de serem por vezes personalizados, obedeciam a um esquema geral.
Com o tempo foram-lhe sendo introduzidos alguns elementos profanos como um calendário, tornando-os hoje num objecto de uso para a compreensão do quotidiano na Idade Média.

Nos livros de horas a cada um dos meses corresponde uma actividade.

O mês de Janeiro, sendo frio, não convida ao trabalho no campo, pelo que a sua representação em calendário mostra habitualmente uma refeição de um camponês, ou de um burguês ou, no caso de grandes senhores, um banquete.

O mês de Janeiro nos «Livros de Horas» JaneiroLivroHoras01

No Livro de horas de Margarida d'Orléans (c. 1430), existente na Biblioteca Nacional de França, no Departamento de Manuscritos, o que se observa na cartela superior é a imagem de um burguês à mesa. Sobre a toalha branca podem ver-se os alimentos essenciais nas refeições, nesta época e para este estrato social: o pão, o vinho, a carne e o sal.

Num período em que não eram ainda usados talheres para comer, a presença da faca indica-nos que se trata de uma faca de trinchar. Na ausência de um outro elemento humano, o trinchante, nobre que na casa real ou de príncipes exercia a conceituada função de trinchar a carne, podemos concluir estar na presença de um burguês. O mesmo raciocínio se pode aplicar ao facto de beber ao mesmo tempo que come, sem que seja servido pelo copeiro.
Mas a mesa tem uma riqueza que o afasta da mesa do camponês, como nos mostra a iluminura do mês de Janeiro, de um Livro de Horas Francês, do século XV, depositado no Museu Histórico de Moscovo e cuja imagem retirei do blog Iluminura.
O mês de Janeiro nos «Livros de Horas» Janeiro-LivroHorasCampon%C3%AAs


No mais importante livro de horas, Les trés riches heures do Duque de Berry, o mês de Janeiro mostra-nos um banquete onde o próprio duque é servido pelos oficiais de sua casa. À sua frente pode observar-se o trinchante que lhe escolhe e corta as peças de carne, aliviando assim o seu senhor de uma função que lhe não competia.

O mês de Janeiro nos «Livros de Horas» Janeiro_duc

O meu fascínio por esta obra é enorme. Há uns anos, tive a satisfação de ver o original no Palácio de Chantilly, onde faz parte dos tesouros existentes na sua biblioteca.

O pormenor que apresento é apenas um aperitivo para uma apresentação mais pormenorizada, ou , se não quiserem aguardar, para uma busca mais detalhada.

O mês de Janeiro nos «Livros de Horas» Berry02

Publicada por Ana Marques Pereira
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos