Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trabalhadores da TAP contra greve e "elite" dos pilotos

Ir para baixo

Trabalhadores da TAP contra greve e "elite" dos pilotos Empty Trabalhadores da TAP contra greve e "elite" dos pilotos

Mensagem por Joao Ruiz Qua Mar 17, 2010 4:53 pm

Trabalhadores da TAP contra greve e "elite" dos pilotos

por T.V., com Lusa
Hoje

Trabalhadores da TAP contra greve e "elite" dos pilotos Ng1268253

Trabalhadores da TAP convocaram para amanhã uma manifestação interna contra os pilotos e o Conselho de Administração da transportadora. Acusam os pilotos de “ganância” e “cegueira social” e a administração de ter proposto aos pilotos um aumento salarial superior ao de outras categorias profissionais.

Circula na TAP, desde segunda-feira, um e-mail anónimo a que o DN teve acesso, que se intitula “Basta de cabeças nas nuvens” e critica ferozmente as greves e reivindicações do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC).

Começando por evocar o congelamento de salários na função pública, o e-mail declara que na TAP – cujos trabalhadores de terra não vêem a tabela salarial revista desde Maio de 2007 – “foi acordado entre a empresa e os sindicatos um aumento de 1,8%. Todos os sindicatos? Não. Há uma estrutura representativa de um irredutível grupo de 'elite' que permanentemente ameaça com greves, realiza greves, e prejudica a empresa e toda a economia nacional”.

O e-mail critica “o absurdo das reivindicações do SPAC na actual conjuntura” e a “falta de respeito, que raia o insulto, pelos desempregados do País”. Os autores dizem ainda que “os pilotos são essenciais à actividade da companhia”, mas “se voarem aviões vazios de passageiros, sem manutenção, sem combustível, sem planos e autorizações de voo (…) não voam para nada.”

Na sequência deste e-mail, uma outra mensagem convoca os trabalhadores da TAP para uma manifestação silenciosa de 15 minutos, amanhã (18 de Março), em frente ao edifício 27 Norte das instalações da transportadora junto ao aeroporto de Lisboa.

Entre os trabalhadores, circula ainda uma carta da administração com uma proposta de aumentos salariais entre 3,73% e 6,6% para comandantes e pilotos, que o SPAC recusou por considerar, num comunicado difundido a 11 de Março, "insuficiente, desequilibrada e discriminatória dos pilotos da TAP, face aos demais trabalhadores"; os restantes sindicatos aceitaram um aumento de 1,8%, que deverá entrar em vigor este mês, se o Governo permitir uma excepção ao congelamento dos salários da função pública.

A discrepância dos aumentos propostos levou os autores da convocatória de manifestação a considerar a política do Conselho de Administração como “discriminatória”, por tratar os pilotos como uma “elite”.

Segundo a tabela salarial, um Comandante da TAP aufere um vencimento-base mensal ilíquido de 5886 euros, um 1.º Piloto de 4475 euros e um 2.º Piloto de 3865 euros. A companhia propunha um aumento para 6275, 4675 e 4000 euros, respectivamente, o que, juntando ajudas de custo, subsídios complementares e ganhos de produtividade configuraria um aumento de 8,88% para comandantes e 8,55% para pilotos.

Reunidos a 10 de Março em assembleia geral extraordinária, os pilotos da TAP decidiram avançar com seis dias de greve, entre 26 e 31 de Março, por continuarem a discordar da administração quanto à política de aumentos, inserida no acordo de empresa.

"Num sinal de solidariedade" os pilotos apenas asseguram os voos de e para a Madeira.

Segundo fonte oficial da companhia, para os seis dias de paralisação - época alta para a aviação, já que existem as 'mini-férias' da Páscoa - a TAP estima que 150 mil passageiros possam ser afectados, nos cerca de 1.500 voos que a companhia tem programados para essa altura. A TAP acredita que o "prejuízo" da greve ascenda aos 30 milhões de euros e já se dispôs a "facilitar" a mudança de voos aos passageiros com reservas efectuadas para os dias da greve dos pilotos, um sinal de que está pouco confiante num acordo com aqueles profissionais a tempo de evitar a paralisação.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Trabalhadores da TAP contra greve e "elite" dos pilotos Smile14

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos