Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A fadista que pega o touro

Ir para baixo

A fadista que pega o touro Empty A fadista que pega o touro

Mensagem por Vitor mango Seg Abr 05, 2010 12:45 am


A fadista que pega o touro
A história de... Maria Teresa Azoia
00h00m
CRISTIANO PEREIRA

foto João Girão/Global Imagens
A fadista que pega o touro
É uma das novas vozes do fado e já faz furor no Ribatejo, onde também pega o touro e joga râguebi


É uma das novas fadistas que começa a dar que falar e que desde há uns meses anda a fazer furor por terras ribatejanas: Maria Teresa Azoia tem 26 anos e canta desde os nove, altura em que o pai a desafiou numa festa de família e a menina acabou por surpreender.

Hoje, sempre que canta pelos lados de Santarém, o povo sai de casa para ouvi-la e são às centenas a esgotar espaços como o Teatro Sá da Bandeira ou o Convento de São Francisco.

Ela é uma mulher de fibra. Não só canta o fado com ousa pegar o touro e jogar râguebi. "Mas não são touros de 600 quilos", salvaguarda ao JN.

"Aquilo tem muita técnica", aponta, explicando que "é preciso conhecer e perceber o animal e enervá-lo até que ele invista". Ela diz que não é a única destemida lá na zona. "A última vez éramos só mulheres", afirma, admitindo que se aquilo der para o torto, chama-se um forcado macho para resolver a situação. E medo do animal? "Tenho mais medo de andar na estrada", responde.

Pelo meio arranja tempo para treinar duas vezes por semana com a equipa feminina do Rugby Clube de Santarém. Maria tem noção de que é necessária "outra solicitação a nível físico que não existe no ténis ou no basquetebol" mas ao mesmo tempo assegura que o râguebi "parece mais agressivo do que propriamente é".

Maria Teresa Azoia está pouco ou nada habituada a dar entrevistas - "fico toda encavacada" - mas a julgar pelo sucesso que tem feito em terras ribatejanas é melhor que se comece a habituar. A fadista prepara-se para ver editado o seu primeiro disco, um registo ao vivo no Convento de São Francisco, em Santarém.

No dia 22, desce a Lisboa para uma actuação no Palácio Foz, aos Restauradores.

"0 fado acaba por ser uma oportunidade para eu, sem que ninguém saiba, desabafe as minhas tristezas", confessa-nos, garantindo que "o mais normal é verem-me assim a rir, bem disposta". "No fado", prossegue, "parece que o coração bate de forma diferente".
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos