Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma questão de decência

Ir para baixo

Uma questão de decência Empty Uma questão de decência

Mensagem por Viriato Qua Abr 07, 2010 2:30 am

Uma questão de decência


por BAPTISTA-BASTOS

Por interposto cronista do Público tomei conhecimento de que o director de um semanário (por mim há anos não frequentado) tinha revelado, publicamente, a conversa telefónica mantida com um alto dirigente político. Os tolejos do tal director (director, enfim…) tornaram-se maçadores por persistentes; eu cria, no entanto, que o sentido da medida e as regras da arte manteriam o predomínio sobre a abjecção. Enganara-me.

O período intervalar no qual nos encontramos não pode legitimar esta identificação com a leviandade, que tem humilhado um sistema de valores e transformado a dignidade do jornalismo num conceito anacrónico, a eliminar. A confidência pressuposta naquela conversa, de natureza particular, exige o princípio fundamental do sigilo. Se, na vida social, esse requisito constitui a marca d'água da boa educação, em jornalismo faz parte do código de honra.

Não me interessa discutir o carácter, ou a falta dele, do tal director. A sua mediocridade é conhecida, e os escassos recursos profissionais que se lhe atribuem libertam-no de imputação. Mas o facto em si, pelo que envolve de violenta ruptura da responsabilidade individual do jornalista com a subjacente responsabilidade colectiva, obriga a uma análise mais cuidadosa. O exercício da imprensa implica uma cultura da discrição e do recato, como reafirmação das suas características específicas, as quais sempre se identificaram com a comunidade de destinos e com a referência (mais procurada do que alcançada) à "independência" e à "imparcialidade". Claro que tomo estas noções apoiando-me em todas as precauções devidas.

A quem serve a divulgação daquela conversa telefónica?, porque a alguém, pela positiva ou pela negativa, vai certamente servir. Mais: a violência (de poder, de domínio) contida na difusão do diálogo beneficia quê, que estratégia, que objectivos, que finalidades? Jornalísticos não o serão, certamente. As novas verdades que nos propõem, diariamente, ainda não são suficientemente verdadeiras para que as aceitemos de ânimo leve, nem o tal director é intelectualmente importante ou pessoalmente acreditável para que o tomemos a sério. É aí que está o busílis.

Pode haver vacuidade na violência, quando a violência se exprime por explosão de vaidade, por insegurança, por fragilidade de temperamento. Aquilo a que chamamos "pôr-se nos bicos dos pés" é, neste caso, de mais razoável aplicação. Porém, não deixa de ser uma indignidade, uma ausência absoluta de princípios - e, pior, um insulto a todos os que fizeram da imprensa portuguesa, mesmo nos tempos mais tenebrosos, um motivo de orgulho e de honra.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos