Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Liberdade de expressão. Comissão de Ética.

Ir para baixo

Liberdade de expressão. Comissão de Ética. Empty Liberdade de expressão. Comissão de Ética.

Mensagem por Viriato Qua Abr 07, 2010 12:05 pm

Liberdade de expressão. Comissão de Ética.

A avaliação ao estado da liberdade de expressão em Portugal, levada a cabo pela Comissão de Ética da Assembleia da República, foi um completo fiasco na perspectiva inicial dos seus promotores: demonstrar que o actual governo limita a liberdade de expressão. Ontem à tarde, Augusto Santos Silva, Emídio Rangel e Pais do Amaral responderam às as perguntas colocadas pelos senhores deputados. Ninguém tem dúvidas (a não ser os deputados da oposição que inventaram a dita Comissão) da inutilidade das audições e dos trabalhos da Comissão sobre esta matéria. Hoje, podemos concluir, sem margem para dúvida, o seguinte: é muito mau para a reputação do Parlamento e para cada um dos deputados eleitos sujeitarem-se, como se fossem alunos da instrução primária, a ouvirem pacientemente as longas dissertações sobre o funcionamento da comunicação social e a feira de vaidade que por ali passou. A Comissão de Inquérito ao abortado negócio PT/Prisa/TVI, apesar da dignidade estatutária que lhe está conferida, vai certamente pelo mesmo caminho.

Por Tomás Vasques
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Liberdade de expressão. Comissão de Ética. Empty Re: Liberdade de expressão. Comissão de Ética.

Mensagem por Viriato Qua Abr 07, 2010 12:11 pm

Portugal – O piquete e o cabo de dia ou A sarjeta no altar

Parece de propósito. Quando há dias coloquei no «aspirinab» o texto sobre o livro do Raul Brandão (1867-1920) com a citação da página 111 de «Vida e morte de Gomes Freire» houve quem não gostasse e me criticasse asperamente por fazer esta citação onde se podia ler: «É a vaza, é o costume secular, é a infâmia que sobe do fundo do charco e tolda tudo, suja tudo. Umas são reles, outras simplesmente ridículas.»

Parece de propósito. Poucos dias depois lá veio de novo Sócrates, a cegarrega dos projectos assinados, dos mamarrachos, das incompatibilidades, das suspeitas, das denúncias. Desta vez foi num jornal mas podia ter sido numa televisão. Claro que eu sei (tenho a obrigação de saber) que o pessoal de piquete e o cabo de dia não estavam à espera do que saiu no «aspirinab» mas dá que pensar. Parece que foi um reflexo.

Na minha terra existe uma expressão muito curiosa e muito apropriada ao caso que é esta: «Fulano sempre cavou com a mesma enxada». Quando um indivíduo teimava em manter a sua ideia, mesmo errada e com erro confirmado pela comunidade, as pessoas diziam: «Deixa lá que ele sempre cavou com a mesma enxada.»

Esta trapalhada do jornal da SONAE (podia ser da televisão, não vem ao caso) é mesmo de quem só cava com uma enxada. Quando se apagarem os foguetes deste «caso» lá virá a carta «anónima» do caso Freeport. E se for necessário, repete-se e voltam a ser distribuídas as cartas do baralho já velho, na velha taberna do velho país.

Parece de propósito. Esta gente não percebe que assim está a confundir tudo, a salpicar de lodo o jardim de todos, a enfim colocar uma sarjeta num altar. O seu altar.

Aspirina B
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos