Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ao cuidado das Cassandras do regime

Ir para baixo

Ao cuidado das Cassandras do regime Empty Ao cuidado das Cassandras do regime

Mensagem por Viriato Sex maio 07, 2010 7:29 am

Ao cuidado das Cassandras do regime

João Galamba

Já sabemos que está na moda dizer que o apocalipse está à porta, que Portugal não cresce, que não é competitivo e que o nosso endividamento não pára de aumentar. Já sabemos tudo isto, pois tal é repetido ad nauseam em todo o lado, sobretudo por pessoas que, para além de generalidades vazias e críticas cegas ao governo, não fazem a mais pequena ideia de como seria possível inverter tal situação. Mas então não é que o INE parece disposto a pôr termo ao festim de auto-flagelação que tanto compraz as nossas elites. Confesso que até eu fiquei surpreendido com isto: No primeiro trimestre de 2010, as saídas de bens registaram, face ao período homólogo (Janeiro a Março de 2009), um aumento de 14,6% e as entradas de 7,6%, determinando um desagravamento do défice da balança comercial em 168,3 milhões de euros.

Não sei se estão bem a perceber o significado disto, mas eu explico. Desde a entrada no euro que temos crescido à custa de um aumento insustentável do endividamento externo: o nosso crescimento era ilusório porque dependia essencialmente do consumo, não da procura externa. É verdade que no ano passado o défice externo desceu, mas tal foi justificado pela recessão, não por qualquer aumento da competitividade portuguesa - estávamos, pois, perante uma redução não virtuosa do nosso défice, que se inverteria mal assistissemos a uma retoma da actividade económica. Mas estes dados do INE mostram que as coisas parecem mesmo estar a mudar, o parece legitimar o 'optimismo irresponsável' do governo. Contra todas as expectativas dos críticos apocalípticos, cegos e irresponsáveis, parece que a economia portuguesa já está a apostar nos famosos bens transacionáveis. Aquilo que todos os críticos nos diziam não ser possível enquanto o PS fosse governo, não parece ser verdade. Querem ver que o governo está mesmo a fazer aquilo que 'propagandeia'?

Este é um mal para o Medina-Carreirismo. Se os mercados financeiros e as agências de rating fossem racionais, a dívida pública portuguesa devia reagir positivamente a estes dados. Esperemos que sim. Caso contrário, confirma-se a tese de que o comportamento do sistema financeiro não tem qualquer relação com economia real de um país.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos