Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sócrates leva Portugal exemplar a Madrid

Ir para baixo

Sócrates leva Portugal exemplar a Madrid Empty Sócrates leva Portugal exemplar a Madrid

Mensagem por Viriato Ter maio 18, 2010 3:18 am

Sócrates leva Portugal exemplar a Madrid

por MARIA DE LURDES VALE


Primeiro-ministro explicou aos empresários espanhóis as reformas que fez. E passou pelo elogio, também, de José Mourinho.

O primeiro-ministro português aproveitou ontem o facto de estar perante uma audiência maioritariamente composta por empresários espanhóis, em Madrid, para falar de um Portugal exemplar. "Quero que tenham mais consciência sobre aquilo que se passa no meu país", disse José Sócrates no início do discurso de improviso que proferiu no almoço-debate promovido pelo diário ABC.

Apresentado minutos antes como o "político cujo objectivo é derrotar o pessimismo", Sócrates fez jus à deixa e explicou aos presentes as reformas estruturais que o seu Governo lançou em cinco anos. Se dúvidas houvesse sobre as diferenças entre Portugal e Espanha ou Portugal e Grécia, estas ficariam dissipadas. O chefe do Governo português desenhou no ar o país das maravilhas e encantou a assistência.

O que deve então saber Espanha sobre Portugal? Que a partir de 2005, por exemplo, já ninguém se reforma antes dos 65 anos; que o sistema de segurança social é hoje em dia considerado credível e sustentável.

Mas há mais. As reformas na administração pública, disse Sócrates, fizeram que "hoje haja menos 75 mil funcionários públicos, menos 10% que em 2005". No sector da energia, colocou ênfase nas "renováveis" e na "aposta no carro eléctrico, um veículo que vai mudar o mundo".

Do mundo da energia, passou para o do trabalho e das reformas laborais. "Fomos o último país a fazer a reforma do mercado la-boral e fizemo-la em plena crise. Temos um mercado laboral melhor que o da França e quase igual ao da Alemanha. Basta consultar os dados da OCDE e verificar a tabela."

E, finalmente, a economia. O que já disse em Portugal repetiu aos madrilenos. "Fomos os primeiros a sair da recessão técnica e no primeiro trimestre de 2010 registámos o maior crescimento europeu." Na parte das perguntas e respostas, entre a sobremesa e o café, Sócrates garantiu que o TGV estará pronto em 2013, mas que teve de anular o concurso para a terceira travessia sobre o Tejo. "Se a situação melhorar, lançaremos outro lá mais para o final do ano."

O almoço terminou com uma pergunta sobre Mourinho. Virá treinar o Real Madrid? Isso não sei, confessou Sócrates. Mas não há dúvidas de que também faz maravilhas e de que é "um orgulho para Portugal".
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos