Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Condições de crédito agravadas na habitação

Ir para baixo

Condições de crédito agravadas na habitação Empty Condições de crédito agravadas na habitação

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jun 04, 2010 6:12 am

Condições de crédito agravadas na habitação

por DIOGO LOPES PEREIRA, MoneyGPS
Hoje

Condições de crédito agravadas na habitação Ng1301533

Quase todos os bancos reviram negativamente as condições oferecidas para os novos contratos de crédito para compra de casa própria

Como seria de esperar, a degradação do rating da dívida pública portuguesa e o consequente agravamento das condições de financiamento do Estado português estão a propagar-se às condições de financiamento obtidas pelas empresas e particulares, sendo a face mais visível o agravamento das condições oferecidas aos particulares no crédito à habitação.

Como admitiu o ministro das Finanças, "a crise da dívida soberana está a dificultar o acesso aos meios de financiamento internacionais não só ao Governo como ao sector bancário", pelo que é inevitável que as instituições financeiras repercutam nos seus clientes o custo acrescido do seu financiamento.

Apesar de as condições oferecidas já virem a piorar progressivamente há algum tempo, nunca como no último mês se tinha visto um aumento generalizado dos spreads e a redução adicional da percentagem máxima de financiamento por parte de praticamente todos os bancos nacionais.

Os únicos bancos que de algum modo não reviram as suas condições foram os bancos internacionais, pelo facto de poderem continuar a financiar-se internamente junto das casas-mães nas mesmas condições de antes da crise da dívida pública portuguesa.

Assim, actualmente, os bancos internacionais apresentam uma vantagem competitiva face aos bancos portugueses pelo facto de terem acesso a fontes abundantes de financiamento e a custos significativamente mais baixos.

Dadas as dificuldades de liquidez dos bancos nacionais não é de esperar que estes se importem muito com a perda de operações para a concorrência.

É também interessante verificar que diversos bancos, para além de terem aumentado os spreads, reduziram ainda mais a percentagem máxima de financiamento. Ou seja, os bancos passaram a exigir aos clientes entradas maiores, o que permite reduzir o risco de perda do banco em caso de incumprimento.

E, como se isto não bastasse, as taxas Euribor subiram este mês, em consequência do aumento da desconfiança entre os bancos no mercado interbancário. Ao contrário do agravamento dos spreads, que só será repercutido nos novos contratos de crédito à habitação, este aumento das taxas será sentido pelos clientes que já possuem crédito à habitação e cujas taxas irão ser revistas em Junho.

Na prática, apesar de o aumento do valor da média mensal da Euribor ter ocorrido para todos os prazos, apenas os clientes que possuem o seu crédito à habitação indexado à Euribor a 3 meses irão ver a sua prestação aumentar, pois relativamente às outras Euribor a comparação face ao último período de apuramento da taxa é ainda favorável.

No entanto, apesar desta deterioração das condições oferecidas pelos bancos no crédito à habitação, existem famílias que não terão outra solução que não seja tentar encontrar a alternativa menos má. Para essas pessoas, a MoneyGPS apresenta no quadro abaixo o resumo das ofertas actuais de crédito à habitação dos principais bancos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos