Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Short History of Progress

Ir para baixo

A Short History of Progress Empty A Short History of Progress

Mensagem por Viriato Seg Jun 07, 2010 5:35 am

A Short History of Progress

O pequeno-grande livro de Ronald Wright, lançado no resto do mundo em 2004 – e por cá em 2006, com o título Breve História do Progresso, Dom Quixote – merece voltar à ribalta por duas oportunas razões: a origem da crise económica internacional e a recente confirmação de que o Homo sapiens transporta genes do Homo neanderthalensis, 2% deles. Quanto à primeira, há um capítulo inteirinho chamado Esquemas em pirâmide, o qual explica a queda de Roma, no século IV d.C., e do império Maia Clássico, no século IX, pela mesma lógica que levou ao desvario bancário no mercado imobiliário norte-americano e similares bolhas acrescidas dos produtos tóxicos: escassez dos recursos na base da pirâmide, seja a ecológica ou a financeira. Quanto à segunda, o autor manda-se de cabeça, literalmente, na defesa humanista do Neandertal, chegando a referir o esqueleto de criança descoberto em Portugal no Lapedo, o qual sugere miscigenação entre as duas espécies, e acabando a falar numa prateleira óssea da sua nuca que é idêntica à que se encontra no Neandertal. Na altura em que escreveu, a questão era tudo menos evidente e pacífica, pelo que a sua intuição e raciocínio estão de parabéns.

Wright é um catastrofista que apetece ler, o que faz dele uma raridade. A sua tese é humilde e fértil: somos húmus. Isto é, somos a Terra e não mais do que ela, pelo menos até a conseguirmos replicar no espaço ou encontrarmos outro planeta para habitar (o que não deverá acontecer nos próximos meses). Se a danificamos ou destruímos, cometemos suicídio. Esta ideia talvez não venha a ganhar um Nobel, mas o que um arqueólogo-escritor tem para nos mostrar é um padrão catastrófico indesmentível: os humanos, por onde passam, destroem os ecossistemas, causando extinções e desertificação. Não, não se está a falar de cidades e fábricas, alcatrão e cimento, mas do simples acto de comer. A procura de alimento, já na Idade da Pedra, mas em especial nos últimos 10.000 anos, tem causado devastações ecológicas sucessivas e crescentes. O sucesso da civilização parece ter apenas um desfecho: o seu inevitável colapso.

Este livro é uma iniciação rápida a grandes questões da Antropologia, História e Filosofia – portanto, a grandes questões políticas. Só para ficar a conhecer a demência que reduziu Rapa Nui, a Ilha da Páscoa, a um parque absurdo de gigantes de pedra, vale a pena comprar o livro na primeira ocasião. O que aconteceu naquela ilha tem acontecido noutros lugares e noutros tempos. Ali, o progresso foi total.

Valupi


Estou a relê-lo. Garanto-lhes que vale a pena. O Homem é um predador nato, não tenham dúvidas. Por cada madre Teresas de Calcutá que apareça, surgem 100.000 Ron's. Está tudo escrito....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos