Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Israel reduz bloqueio a Gaza, deixando entrar marmelada e batatas fritas

2 participantes

Ir para baixo

Israel reduz bloqueio a Gaza, deixando entrar marmelada e batatas fritas Empty Israel reduz bloqueio a Gaza, deixando entrar marmelada e batatas fritas

Mensagem por Kllüx Qua Jun 09, 2010 1:33 pm

Médio Oriente: Israel reduz bloqueio a Gaza, deixando entrar marmelada e batatas fritas



Gaza, Palestina 09/06/2010 (EFE)

Israel levantou hoje o embargo à entrada de alguns produtos na Faixa de Gaza, como marmelada, sumos e doces, disse um funcionário do Ministério da Economia do governo do Hamas, Raed Fatuh.

Em declarações à imprensa, a fonte especificou: “Israel informou-nos de que decidiu aumentar a quantidade de tipos de bens na Faixa de Gaza e que permitirá esta semana a entrada de refrescos, sumos, frutas em conserva, bolachas, aperitivos e batatas fritas.”

A medida foi anunciada no meio de uma grande pressão internacional sobre Israel para que levante o bloqueio à Faixa de Gaza.

A manutenção do bloqueio motivou o assalto militar a uma frota que se dirigia para Gaza com ajuda humanitária, na semana passada, abordagem que provocou a morte a nove ativistas turcos no único navio onde os comandos israelitas encontraram resistência.

Raed Fatuh, que coordena o acesso de produtos à Faixa de Gaza, precisou que, dois dias depois da abordagem, Israel já permitira a entrada de alguns produtos, como bolachas, pincéis e espuma de barbear.

Ao contrário, continua vetada a entrada de produtos como cimento, matéria-prima para a indústria e a agricultura, madeira, eletrodomésticos, máquinas elétricas, televisões e rádios.

Apesar do alívio do bloqueio, um porta-voz do Hamas, Ismail Radwan, recusou o levantamento gradual do bloqueio, por o considerar uma estratégia de Israel para contrariar as “fortes pressões internacionais”, depois do “ataque desumano” à frota humanitária.

Em comunicado, Radwan considera que “o injusto e injustificado cerco deve ser levantado completa e imediatamente”.

Nili Aharon, coordenadora do organismo militar israelita que gere os assuntos civis nos territórios palestinianos ocupados, confirmou o levantamento parcial das restrições, que mitiga o bloqueio iniciado em 2005 e reforçado um ano depois, quando o Hamas assumiu o controlo do território.

Desde então, o Estado judeu só permitiu o acesso a Gaza a um conjunto de 25 a 150 produtos alimentares e materiais básicos, sob o argumento de que as milícias palestinianas poderiam utilizar os itens vetados para fins militares.

As organizações de direitos humanos mantêm, por sua parte, que o bloqueio não é uma questão de segurança, mas de castigo coletivo.

O Egipto, que contribuía para o bloqueio a Gaza, ao manter encerrada a fronteira em Rafah, abriu-a sem restrições temporais na passada semana.

O anúncio da redução do bloqueio israelita ocorre horas depois de a embaixada britânica em Telavive desmentir uma notícia do The Daily Telegraph, segundo a qual o governo de Londres propusera a Israel que mitigasse o bloqueio em troca da redução da pressão sobre o seu assalto à frota.

O anúncio do alívio do bloqueio produz-se, por outro lado, horas antes de o presidente dos EUA, Barack Obama, receber em Washington o seu homólogo palestiniano, Mahmud Abbas.

Principal aliado de Israel, os EUA tinham pedido uma mudança dos parâmetros do bloqueio a Gaza, que fontes da presidência consideram “insustentáveis” nas condições em vigor até agora.

O território da Faixa de Gaza tem 40 quilómetros de comprimento por 10 de largura e é povoado por milhão e meio de habitantes, uma das maiores densidades demográficas no mundo.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Israel reduz bloqueio a Gaza, deixando entrar marmelada e batatas fritas Empty Re: Israel reduz bloqueio a Gaza, deixando entrar marmelada e batatas fritas

Mensagem por Vitor mango Qui Jun 10, 2010 12:09 am

Desde então, o Estado judeu só permitiu o acesso a Gaza a um conjunto de 25 a 150 produtos alimentares e materiais básicos, sob o argumento de que as milícias palestinianas poderiam utilizar os itens vetados para fins militares.

o macarrao esta vedado por razoes militares alguem sabe da razao ?
Perguntei ao meu mordomo e ele garantiu-me que o macarrao gfera gazes nos intestinos e se o hamas disparam um pedo ( pronuncia alentejana ) em frente dum tanque de guerra dos judeus isso pode assustar os heroicos soldados de GOD e cagarem-se todos
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos