Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Igreja católica cubana anuncia liberação de preso político paraplégico

Ir para baixo

Igreja católica cubana anuncia liberação de preso político paraplégico Empty Igreja católica cubana anuncia liberação de preso político paraplégico

Mensagem por Vitor mango Sáb Jun 12, 2010 11:31 am

Igreja católica cubana anuncia liberação de preso político paraplégico

(AFP) – Há 2 horas

HAVANA — O regime cubano vai liberar em breve o preso político Ariel Sigler Amaya, portador de uma paralisia, como resultado de um diálogo entre a Igreja Católica e o presidente Raúl Castro, informou nesta sexta-feira o Arcebispado de Havana.

O cardeal Jaime Ortega foi informado pelas autoridades que Sigler, internado no hospital 'Julito Díaz' de Havana, e que cumpre uma pena de 20 anos, receberá "licença extrajudicial". Além disso, outros seis presos políticos serão trasladados neste sábado a prisões localizadas em suas províncias, segundo comunicado do Arcebispado.

Sigler e outros seis presos políticos fazem parte do grupo de 53 ainda na prisão, de um total total de 75 dissidentes detidos em março de 2003. Vinte e um deles já foram liberados por licença extrajudicial e um por já ter cumprido a condenação.

A libertação de Sigler e a relocalização dos presos políticos, levados para penitenciárias mais próximas de onde moram as famílias, dá continuidade a um processo que começou no dia 1 de junho passado.

O presidente da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), Elizardo Sánchez, declarou-se "insatisfeito" com o anúncio, por considerar que Sigler "deve ser libertado de forma incondicional", não através de "licença".

Sigler dirigia o Movimiento Independente Opção Alternativa (MIOA) na província de Matanzas (ocidente), considerado ilegal pelo governo; usa cadeira de rodas desde setembro de 2008 e foi internado em 14 de agosto de 2009 no hospital por uma série de enfermidades crônicas como polineuropatia e problemas digestivos e renais.

O último preso político cubano liberado havia sido Nelson Aguiar, de 64 anos, por estar enfermo, depois de uma gestão da Espanha em outubro de 2009.

A suavização da política voltada para os presos ocorre num momento em que Cuba enfrenta críticas dos Estados Unidos e da União Europeia sobre direitos humanos, depois da morte do opositor detido Orlando Zapata, no dia 23 de fevereiro, após greve de fome de 85 dias.

A tensão aumentou com o jejum declarado um dia depois dessa morte pelo psicólogo opositor Guillermo Fariñas, para exigir a libertação de 26 dissidentes enfermos.

Copyright ©️ 2010 AFP. Todos os direitos reservados.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118184

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos