Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Berardo testa exploração de petróleo em Portugal

Ir para baixo

Berardo testa exploração de petróleo em Portugal Empty Berardo testa exploração de petróleo em Portugal

Mensagem por Vitor mango Qua Jun 16, 2010 4:48 am

Berardo testa exploração de petróleo em Portugal

Filipe Alves
16/06/10 08:40


A Mohave realiza estudos de sísmica para explorar reservas que podem atingir 500 milhões de barris.

O sonho do empresário Joe Berardo de encontrar petróleo em Portugal está mais perto de se tornar realidade. A Mohave Oil & Gas, empresa canadiana que tem o comendador como principal accionista, deu início aos estudos de sísmica tridimensional na concessão que detém na zona de Aljubarrota, acreditando que poderá encontrar petróleo ainda este ano.

"O petróleo pode vir a ser a salvação do nosso país", revelou o empresário, mostrando-se optimista quanto a um resultado positivo. É a primeira vez que se realizam em Portugal estudos de sísmica tridimensional, que servem para apurar as formas geométricas das estruturas geológicas. Esta pesquisa é necessária para que a perfuração dos poços avance até ao final do ano. Neste particular, a Mohave está à frente da Galp, da Petrobras e de outras empresas que vão realizar estudos idênticos nas suas concessões ao largo da costa nacional (ver infografia).

"A Petrobras e a Galp vão investir 300 milhões de dólares em Portugal e vão usar a mesma tecnologia. Ninguém seria louco para investir isto se não existisse petróleo! O desafio é conseguir extraí-lo", salientou Berardo.

Antes de arrancar com os investimentos na exploração de petróleo em Portugal, a Mohave Oil & Gas pediu um estudo à Sed Strat Geoscience, empresa que trabalha com gigantes como a Petrobras ou a Chevron, para avaliar a quantidade de crude que poderá existir no subsolo nacional. E os resultados não podiam ser mais animadores: segundo a Sed Strat, há 50% de probabilidades de os dois blocos detidos pela Mohave conterem 486,8 milhões de barris, o suficiente para abastecer o país durante quase cinco anos e cerca de dez vezes menos do que as gigantescas reservas brasileiras do Tupi, que a Galp explora no Atlântico Sul.

Aos preços actuais, este filão valerá 30,6 mil milhões de euros. Na estimativa mais pessimista da Sed Strat, serão 18,2 milhões de barris de crude, o que à cotação actual equivale a 1,1 mil milhões de euros, um valor que garante a viabilidade comercial do projecto. O crude que for extraído será vendido à Galpenergia.

Comentários (29)

1 | 2 | »»
antonio liberal, oerias | 16/06/10 11:36
O mal do portuguesinho é que ninguem pode lucrar neste país. Os empresários, gestores, accionistas são todos uns maus. Até o pequeno comerciante, sempre com a corda no pescoço, é mau. Uns bichos papoes. Perguntam aqui para quem vai o lucro. Tipica conversa de PCP ou, muito provavelmente, BE. Pedem para que os portugueses abram os olhos. Deviam estar a espera que as empresas enviassem uma cartinha a cada portugues com alguns dividendos. Obviamente que, se houver petroleo, o preço do combustível não vai diminuir. Querem ganhar dinheiro com as empresas, comprem acçoes das mesmas. invistam! trabalhem! tenham ideias! apresentem soluçoes! Se estão mal com a vida, mexam-se. Ou estao a espera que o Belmiro, o Joe, o Amorim entre outros apareçam em vossas casas para acabar com os vossos problemas. Só se sabem queixar. Que nojeira de País com esta gente. Eles nao obrigam ninguem a nada. Se nao gostam do belmiro, vão à mercearia. Se não gostam do Ferreira de Oliveira, do Murteira Nabo, do Amorim e do Berardo, não vão à Galp. Andem de bicicleta que só faz è bem. Se não querem trabalhar para nenhum deles, vivam dos rendimentos e fundos de desemprego que é tao bonito. E agora vou aproveitar as minhas merecidas férias com uma partidinha de Golf e dar uma corrida de porsche que estou encantado com esta compra que fiz. Felizmente a minha empresa, onde eu mando, está a dar lucros para estas brincadeiras. Nos ultimos anos o meu amigo Mexia também tem ajudado. Já agora se estás a ler isto, vai daqui um grande abraço ao Mexia
Denunciar Comentário


Veritas, | 16/06/10 11:18
Entra em cena o empresário “F**k You”. Falhada a tentativa de ser a “Salvação Nacional”, através do Benfica, agora tenta a versão “Petróleo” .... “Why not?”
Denunciar Comentário


Ai Jesus, | 16/06/10 11:15
O Certo é que se for possível extraír petróleo em Portugal, sempre são menos uns dolarzitos que voam pra outro lado; O Nosso problema, além dos políticos(ladrões) é a dívida externa, assim, tudo o que se produzir cá é ganho ou não????
Denunciar Comentário


alix, lisboa | 16/06/10 11:10
O petróleo não é o futuro e em países pobres, a riqueza gerada a partir do mesmo, só tem contribuido para a degradação social. Poucos aumentam exponencialmente a riqueza e o bem estar mas a grande maioria não obtém qualquer benefício, antes pelo contrário, a corrupção aumenta, o sistema piramidal acentua-se, etc. O futuro energético passa pela ENERGIA GEOTÉRMICA e pelo desenvolvimento tecnológico na energia nuclear.
Denunciar Comentário


Determinado, | 16/06/10 11:07
Eu vou apostar na indústria sexual! e viva a Portugal!!!!
Denunciar Comentário


O Zé, | 16/06/10 11:01
Deixem-se de tretas, como já está na noticia, mesmo que seja verdade a existencia de petroleo em Portugal quem vai lucrar com isso, A Galp, onde o Sr. Berardo que fez fortuna de um dia para o outro, sabe-se lá como..., é accionista. O Povinho é mesmo tapadinho, mesmo que se retire petroleo de Portugal, os preços dos combustiveis vão ser os mesmo, e quem ganha A GALP, O Berardo, Os ***** dos Politicos e o ESTADO.
Denunciar Comentário


jhh, | 16/06/10 10:48
Para que é que uma pessoa ainda vai apostar em petróleo quando todo o mundo já percebeu que, por ser uma arma política, não tem futuro ? E que por ser uma arma super poluidora (vide desastre da BP) muito menos futuro terá. Por futuro estamos a falar dentro de 20/30 anos ...
Agora o 'accionista' Berardo (um capitalista virtual e especulador) se se dedicasse à pesca e apostasse em coisas com substracto (A Fundação não é muito má) em vez de andar em tudo o que é especulação e cujos resultados hoje chamamos 'crise' ...
Denunciar Comentário


Costa do Castelo, | 16/06/10 10:34
O Petróleo, com a digna excepção da Noruega, não tem beneficiado em nada os povos dos paises que o exploram. Estamos a falar da generalidade da população, e não duma minoria que se corrompe e enriquece com o desmantelamento das reservas de um Estado, que se quer de todos. Veja-se o caso de Angola, onde uma minoria detém das maiores fortunas mundiais, e o resto da população «circula» num desdem e pobreza que envergonhariam qualquer um, mas o dinheiro do petróleo consegue calar aquilo que deveria ser uma denúncia obrigatoria. Vejam como os N/ democratas se calam e até bajulam, a família Santos, que por acaso está a tomar conta duma parte importante do N/ tecido empresarial. Bem Feita. E que eu saiba, a única actividade produtiva conhecida do senhor dessas bandas é ser presidente. Será que os direitos desse povo não têm valor para que isto seja denunciado? Vejam como eles se calam. Pelo que, estas pretensas investidas, nos petróleos (pobre Algarve se o projecto fosse para a frente, adeus turismo, agora é em Aljubarrota) e nucleares cá do burgo náo auguram nada de bom para o Portuga. Já agora, e relacionado com os chipsinhos dos pópós, então temos o governo como departamento dedicado ao emagrecimento de custos de operação das operadoras/exploradoras do serviço de Auto Estradas? É que, duma acentada, eliminam-se portageiros,e controla-se a malta. À ganda grupo Melo, está melhor do que no tempo da outra senhora. É assim mesmo.
Denunciar Comentário


javi, | 16/06/10 10:25
la vai o algarve dar mais uns milhoes ao ***** de lisboa he he he
Denunciar Comentário


xpto, barreiro | 16/06/10 10:23
Existir crude, existe mas as quantidades são tão pequenas que não compensa o investimento, à uns 20 anos aqui na área esteve durante quase um ano uma pequena estrutura de pesquisa de crude; encontrar, parece que encontraram, mas segundo foi ouvido na altura, em pequena quantidade e que não compensava o investimento, daí que acredito que tenhamos algum crude, mas também acredito que esteja todo nestas pequenas bolsas daí não ser rentável a sua extracção. Agora também sou da opnião do "en ganador" quando o comendador fala... seguro logo na carteira!!!
Denunciar Comentário


Dom Duarte, | 16/06/10 10:20
Ma ma ma mas eu sou sou sou o Rei.
Ta ta ta também quero a mi mi mi mi mi minha parte.

Denunciar Comentário


XITÓ, Alpiarça | 16/06/10 10:15
AGORA QUE OS OUTROS PAÍSES PROCURAM ALTERNATIVAS ELE, NÃO COM O SEU DINHEIRO CERTAMENTE, VAI Á DESCOBERTA DE PETRÓLEO.

SE EXISTISSE E FOSSE RENTÁVEL ESTVAM Á TUS ESPERA ?

Denunciar Comentário


Júlio Cruz, | 16/06/10 10:11
Julgo que é no site da direcção geral de energia que tem toda a informação... Pelos vistos, no passado a costa portuguesa terá estado ligada à canadiana e, como na costa canadiana à petróleo dizem que aqui também. Pelos dados que lá existem está tudo bastante bem identificado, desde as zonas até à expessura do "lençol" de petróleo... etc. O problerma poderá estar na sua qualidade e nos custos para a sua extrecção. Outra coisa... os brasileiros compraram um porta aviões nuclear francês para proteger os seus recursos naturais... Não será esta a explicação para a compra dos submarinos? Não vamos querem assistir a uma segunda versão do mapa cor de rosa?
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117533

Ir para o topo Ir para baixo

Berardo testa exploração de petróleo em Portugal Empty Re: Berardo testa exploração de petróleo em Portugal

Mensagem por Vitor mango Qua Jun 16, 2010 4:50 am

que detém na zona de Aljubarrota, acreditando que poderá encontrar petróleo ainda este ano.

nao é a primeira vez que me furam o palacio mas felizmente auga é kum força
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117533

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos