Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

haaretz ...Ortodoxos ..bla bla ...é mesmo para lerem e para perceberem

2 participantes

Ir para baixo

haaretz ...Ortodoxos ..bla bla ...é mesmo para lerem e para perceberem Empty haaretz ...Ortodoxos ..bla bla ...é mesmo para lerem e para perceberem

Mensagem por Vitor mango Sex Jun 18, 2010 4:34 am

Eu realmente gostaria de dedicar esta coluna para elogiar Supremo Tribunal de Justiça Edmond Levy, por defender o Estado de direito e pedindo tempo na segregação desprezível entre jovens de origem Ashkenazi e os de origem sefardita ou Mizrahi nas escolas ultra-ortodoxos. Mas quanto a sua decisão para a cadeia os 74 casais que estão se recusando a permitir que suas filhas a frequentar uma escola desagregados em Emanuel para o seu desprezo de tirar o fôlego de sua corte é justificado, a sua ira judicial é ineficaz.
Estou indo para a prisão porque a educação da minha filha

Um pai haredi sendo levado para a prisão por não cumprir uma decisão judicial sobre escolas segregadas em 17 de junho de 2010.
Photo by: Appelbaum Tomer

Justiça Levy mudou as regras que permitem que os rabinos ultra-ortodoxos para decidir sobre todos os aspectos da educação de 20 por cento dos filhos de Israel. Pode-se entender a raiva dos pais e os rabinos no fato de que ninguém lhes contou sobre a mudança. Mas você pode estar certo que o resultado final da saga de Immanuel assumirá a forma de uma nova escola, exclusivamente para meninas de fluxo "chassídicos" (isto é, Ashkenazi). Em vez de uma escola pequena, dividir feito no meio, haverá duas pequeninas. Um monumento à ortodoxia do separatismo e do fanatismo, e também para os limites da soberania israelense.

A questão do Estado versus ensino privado é controverso na maioria das democracias. Mas mesmo nos países mais liberais, as escolas privadas têm de aceitar alguma forma de supervisão do governo e calibrar pelo menos parte de sua agenda para o currículo nacional. Nesses países, "privadas" são apenas as escolas que, de financiamento privado. Em Israel, a maioria vasta e esmagadora das escolas ultra-ortodoxos recebem a maior parte do seu financiamento, geralmente em torno de 75 por cento, a partir do estado. Eles não são obrigados a ensinar as matérias essenciais determinado pelo Ministério da Educação, nem são obrigados a preparar os alunos para os exames nacionais. Oficialmente, eles estão sob a égide do departamento de pessoal da educação lamentavelmente Haredi no ministério. Mas os inspectores da educação, onipotente, quando se trata de outros fluxos de educação, não têm palavra a dizer quando se trata de escolas ultra-ortodoxos. A maioria são Haredi si, e não contrariando o sonho de rabinos que controlam as escolas.

Mas até isso é demais para algumas escolas Haredi. Eles vão para a opção de rejeitar até mesmo supervisão token, enquanto continuam sendo o direito de ter o contribuinte fornecer 55 por cento do seu orçamento.

Podemos culpar a comunidade Haredi por sua arrogância, mas a culpa real encontra-se com todos os sucessivos governos de Israel. Por 62 anos que permitiram que isso acontecesse, que aprova os orçamentos cada vez maiores e maior autonomia para as escolas ultra-ortodoxos. Isso não é algo que o Supremo Tribunal de Justiça pode mudar. O tribunal não estaria desafiando o status quo teve um pequeno número de peticionários corajoso decidiu não ir até o fim contra a segregação em Emanuel. Mas esta é uma questão local, que tem sido erroneamente retratado na mídia como uma questão de fanatismo Ashkenazy, até mesmo o racismo. É realmente um exemplo do sistema de classes Haredi pela qual aqueles que nasceram na comunidade será sempre superior ao ba'alei teshuvá, aqueles que escolhem a observância religiosa mais tarde na vida.

A verdadeira questão em jogo aqui é até que ponto uma comunidade fechada e separada pode ser autorizado a gerir seus próprios assuntos em um estado democrático. O governo tem toda a responsabilidade para as crianças cujos pais escolhem pertencer a um grupo que se afasta da educação moderna? Quando os tribunais podem intervir para evitar injustiças realizadas em nome de uma crença que não é a norma? Onde é que vamos traçar a linha entre os direitos da sociedade e de uma ditadura da maioria? A liderança Haredi afirma defender não só os valores judaicos, ou a sua interpretação desses valores, mas também a causa sagrada da democracia. Como o governo pode dizer a eles como educar seus filhos, eles pedem, isso é uma ditadura secular sionista!

Em ondas, eles comparam os juízes para os comissários bolcheviques, que fechou todas as escolas judaicas na União Soviética. Em folhetos destinados ao consumo interno é a comparação com a Inquisição Espanhola e do Holocausto. Mas não há necessidade de ir tão longe, como as escolas são ultra-ortodoxos saindo hoje nas terras dos cristãos?

Os pais Immanuel estão dispostos a ir para a prisão para defender a sua educação "pura" e uma forma de vida que eles afirmam ter sido líder em 3.000 anos. Para eles, as decisões do Rebe Slonim de prevalecer sobre a lei da terra. Mas de alguma forma os seus irmãos no estrangeiro parecem não ter nenhum problema de submeter as escolas de seus filhos para os inspectores das autoridades não-judeus. Haredi escolas em todos os países do Ocidente ensinar as matérias do currículo nacional e são testados os exames mesmo que todos os outros.

Se este foi realmente uma questão de vida ou morte, uma causa no valor de sessão de prisão por, certamente as comunidades ultra-ortodoxos de Nova York e Londres, há muito teria se desenraizadas e mudou-se para o único país no mundo que não só lhes permite total liberdade de ensino, mas ainda paga por ele. Existe apenas uma razão a liderança Haredi em Israel insiste em funcionar um sistema de ensino totalmente independente, sem a participação governamental. Eles sabem que podem fugir com ele. David Ben-Gurion, nos primeiros dias do estado, queria um sistema único de educação para todos, mas as circunstâncias políticas e práticas impedia isso. Em seguida, foi a grupos poderosos secular que insistiu em manter as escolas especiais. A única comunidade cujas escolas foram controlados de perto era a comunidade árabe. Por razões de segurança, é claro.

Ben-Gurion não estava preocupado com os ultra-ortodoxos. Ele acreditava que eles eram um grupo pequeno e arcaico que estava destinado a diminuir e desaparecer. Ele estava certo de que assim como ele colocou de lado o tefilin e livro de orações da sua infância, assim também a nova geração de judeus ortodoxos optar por fazer parte de uma sociedade de novo bravo. Como ele estava errado. Hoje, quase 300 mil crianças estão matriculadas nas escolas ultra-ortodoxa em Israel - 51 por cento mais de uma década atrás.

Com exceção de uma resposta do ministro da Educação, silenciado Gideon Sa'ar, nenhum ministro sênior disse nada sobre a situação Emanuel. Eles podem fazer a matemática política. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu vai perder sua coalizão se ele é visto de forma alguma a interferência do governo no apoio a escolas Haredi. Se a justiça Levy realmente quer estabelecer a supremacia do direito sobre uma minoria recalcitrante, ele deve direcionar seus esforços para o governo.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

haaretz ...Ortodoxos ..bla bla ...é mesmo para lerem e para perceberem Empty Re: haaretz ...Ortodoxos ..bla bla ...é mesmo para lerem e para perceberem

Mensagem por Vitor mango Sex Jun 18, 2010 4:37 am

Em Israel, a maioria vasta e esmagadora das escolas ultra-ortodoxos recebem a maior parte do seu financiamento, geralmente em torno de 75 por cento, a partir do estado. Eles não são obrigados a ensinar as matérias essenciais determinado pelo Ministério da Educação, nem são obrigados a preparar os alunos para os exames nacionais. Oficialmente, eles estão sob a égide do departamento de pessoal da educação lamentavelmente Haredi no ministério. Mas os inspectores da educação, onipotente, quando se trata de outros fluxos de educação, não têm palavra a dizer quando se trata de escolas ultra-ortodoxos. A maioria são Haredi si, e não contrariando o sonho de rabinos que controlam as escolas.

atençao
nao li o paleio todo porque nao percebo bem a embrulhada religiosa
Porrah Pah entao nao ha um so GOD e um so Judeu ?????????????????????
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

haaretz ...Ortodoxos ..bla bla ...é mesmo para lerem e para perceberem Empty Re: haaretz ...Ortodoxos ..bla bla ...é mesmo para lerem e para perceberem

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jun 18, 2010 5:10 am

Porrah Pah entao nao ha um so GOD e um so Judeu ?????????????????????

Mas que teimosia a sua, Mango!

Até parece que só no judaísmo acontecem divisões! E no Cristianismo? E no Islamismo?

Também diga-se em abono da verdade, que o texto acima(tradução sem sentido) não ajuda, tal a embrulhada dr frases deconexas que o povoam. Mas como diz que não leu...

Laughing Laughing Laughing Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

haaretz ...Ortodoxos ..bla bla ...é mesmo para lerem e para perceberem Empty Re: haaretz ...Ortodoxos ..bla bla ...é mesmo para lerem e para perceberem

Mensagem por Vitor mango Sex Jun 18, 2010 7:51 am

João Ruiz escreveu:
Porrah Pah entao nao ha um so GOD e um so Judeu ?????????????????????

Mas que teimosia a sua, Mango!

Até parece que só no judaísmo acontecem divisões! E no Cristianismo? E no Islamismo?

Também diga-se em abono da verdade, que o texto acima(tradução sem sentido) não ajuda, tal a embrulhada dr frases deconexas que o povoam. Mas como diz que não leu...

Laughing Laughing Laughing Laughing

~eu tava convencido que so havia uma marca de smoking e de madeixas ao longo da careca e confessoi que fiquei surpreendido de verificar e tal como diz que uns teem a pila ao lado e outros nem isso copiando os males do Confucio que chato criou divisoes em Roma Romana e catolica
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

haaretz ...Ortodoxos ..bla bla ...é mesmo para lerem e para perceberem Empty Re: haaretz ...Ortodoxos ..bla bla ...é mesmo para lerem e para perceberem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» Por dinheiro os judeus ate a betoneira dao pah leiam a noticia in haaretz para perceberem a judiaria "raça" expulsa de tudo o que era planeta terra ...( titulo Mango
» in haaretz ....centenas de manifestantes ultra-ortodoxos bloquearam ruas e incendiaram caixotes do lixo em Jerusalém, sábado à noite para protestar contra planos para deslocalizar sepulturas em Barzilai Medical Center, em Ashkelon.
» Mister mango raramente falha e avisei que os Ortodoxos iam fazer um cagaçal tremndo para nao p+ertderem o que roubaram ....ver im Haaretz ( o totulo é meu VM)
» amigos de peito voces mordem-se para me apanhar em falso ...avisei que a entrega de cadaveres Palestianos foram travados pelo Governo para negociar ...mas o Haaretz que bebe do mesmo copo avisa ...ora leiam meus anjos
» Tal como O "preto " que perdeu as eleiçoes na Costa de Marfim e se caga para a Onu os judeus fazem o mesmo á america e á Europa ( titulo Mango ) o comentario e da Haaretz

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos