Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desporto Sénior

Ir para baixo

Desporto Sénior Empty Desporto Sénior

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jul 05, 2010 4:39 am

I Torneio de Boccia Sénior

Projecto PALMUS – Partilhar Alijó

O Projecto PALMUS – Partilhar Alijó, Murça e Sabrosa em parceria com o Centro de Dia São Pedro – Celeirós, realizou no final de Junho um Torneio de Boccia Sénior.

Este torneio tem como objectivo dar continuidade à actividade do Boccia - envelhecer activamente, desenvolvida pelo Projecto Palmus junto da comunidade sénior, com o intuito de promover a integração do idoso na sociedade, valorizando e estimulando a prática da actividade física, factores essenciais na promoção de saúde e bem-estar.

Este evento contou com a participação de 12 equipas, dos Utentes do centro de dia de Celeirós, Associação de Roalde, Centro de dia de Sabrosa e Santa Casa da Misericórdia de Sabrosa, proporcionando-se assim um dia de saudável competição, convívio e animação. O balanço foi muito positivo, pois os seniores das instituições do concelho mostraram capacidades de aprendizagem das regras do jogo, bem como uma grande receptividade por esta actividade.

No final do torneio, todas as instituições tiveram direito a um pequeno troféu e a um lanche convívio, tendo-se prolongado um pouco mais a interacção entre estes.

, 2010-07-05
In DTM

Desporto Sénior 000202D1

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Desporto Sénior Empty Autarquia leva ginástica a idosos das aldeias

Mensagem por Joao Ruiz Sex Fev 04, 2011 9:35 am

.
«Desporto Sénior»

Desporto Sénior Ginastica_idosos_2

Autarquia leva ginástica a idosos das aldeias

Para promover um envelhecimento activo dos idosos do concelho, a câmara de Bragança arrancou ontem com o projecto «Desporto Sénior no Meio Rural».

Uma vez por semana, os técnicos de desporto da autarquia vão deslocar-se às aldeias para praticar ginástica com as pessoas de idade.

“A câmara tomou a iniciativa de levar o desporto ao meio rural e o objectivo fundamental é contribuir para um envelhecimento saudável destas pessoas que normalmente estão mais afastadas dos equipamento desportivos da cidade” refere o vereador do desporto da câmara de Bragança.

Para já, a iniciativa arranca em Baçal, Coelhoso, Grijó de Parada, Parâmio, Salsas e S. Julião de Palácios, mas mais freguesias podem vir a integrar o projecto.

“Para já é um projecto experimental. Numa fase inicial pretendemos começar por oito freguesias e mais tarde, depois de uma avaliação, veremos se haverá interesse em implementar noutras freguesias pois algumas delas estão a fazer recolha de inscrições” acrescenta Hernâni Dias.

A primeira sessão decorreu ontem em S. Julião de Palácios onde participaram 30 idosos.

Margarida Pires, de 70 anos, e Infância Marrão, de 77, principiantes na ginástica, mostravam-se motivadas.

“Já vamos para velhas vão-se-nos encolhendo os osso e assim vamos a ver se estendem alguma coisa” refere Margarida Pires que nunca tinha feito ginástica. “Faço-a em casa a subir e descer as escadas” acrescenta.

“O meu problema é mais nos braços que não os posso levantar” queixa-se Infância Marrão. “Já fiz fisioterapia mas foi pouco tempo, não voltei a fazer e fiquei na mesma. Vim porque acho que esta ginástica me pode ajudar” salienta.

A autarquia está ainda a tentar envolver nesta iniciativa uma equipa multidisciplinar de cuidados na comunidade através do centro de saúde.

Brigantia, 2011-02-04
In DTM

Desporto Sénior Smilie34


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos