Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Banca: BCE deverá manter taxa de juro em 1%, spreads continuam a subir

Ir para baixo

Banca: BCE deverá manter taxa de juro em 1%, spreads continuam a subir Empty Banca: BCE deverá manter taxa de juro em 1%, spreads continuam a subir

Mensagem por Kllüx Qua Jul 07, 2010 5:16 am

Banca: BCE deverá manter taxa de juro em 1%, spreads continuam a subir



Lisboa, 07 jul (Lusa)

O BCE deverá manter esta quinta feira a taxa de juro diretora em um por cento, enquanto os 'spreads' dos empréstimos estão em alta devido aos custos de financiamento no mercado interbancário, segundo os economistas contactados pela Lusa.

O economista chefe do BES, Carlos Andrade, estima que, no final da reunião, o presidente Jean-Claude Trichet anuncie a “manutenção” da taxa de juro de referência para a Zona Euro em um por cento.

O especialista prevê ainda que o valor continuará inalterado “até final do ano”.

“A grande preocupação do BCE tem sido sobretudo a inflação e neste momento não há quaisquer pressões inflacionistas relevantes, pelo contrário, a pressão de deflação ainda se sobrepõe”, explicou Carlos Andrade à agência Lusa.

A mesma previsão de manutenção da política monetária é feita pela economista do BPI Teresa Gil Pinheiro, para quem a decisão do banco central ficará também a dever-se a “indicadores que sugerem um crescimento mais moderado no segundo semestre”.

A “dificuldade de financiamento” das instituições financeiras contribui ainda para este cenário, acrescentou.

O alto custo de financiamento dos bancos no mercado interbancário está também entre os fatores apontados por Carlos Andrade para o aumento do valor dos ‘spreads’ nos créditos concedidos pelos bancos portugueses.

“Não se de trata de aumentar a margem de lucro, mas de refletir [na concessão de empréstimos] as condições de mercado no que respeita ao financiamento”, garantiu.

Segundo Teresa Gil Pinheiro, a “perceção de risco” num momento de incerteza económica e financeira também influencia a decisão das entidades bancárias.

“A perceção de risco é maior agora do que há um tempo atrás, é normal que neste cenário os prémios exigidos sejam maiores”, disse a economista do BPI.

A reunião do Conselho do Banco Central Europeu (BCE) acontece quinta feira de manhã em Frankfurt, na Alemanha.

Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos