Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Número de famílias sobreendividadas bate recorde

Ir para baixo

Número de famílias sobreendividadas bate recorde Empty Número de famílias sobreendividadas bate recorde

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jul 09, 2010 5:46 am

Número de famílias sobreendividadas bate recorde

por PAULA CORDEIRO
Hoje

Número de famílias sobreendividadas bate recorde Ng1316078

A queda dos juros não travou avalanche de pedidos de auxílio à Deco. Há cada vez mais salários penhorados.

Quase 1500 famílias sobreendividadas pediram ajuda à Deco - Associação de Defesa do Consumidor no primeiro semestre deste ano, o que faz antever um novo recorde nos processos de sobreendividamento no final de 2010. Uma novidade: muitas empresas estão a pedir conselhos devido ao crescente número de trabalhadores com salários penhorados.

Até final de Junho, o número de portugueses com dificuldades e dívidas de créditos em atraso com processos de auxílio abertos nos Gabinetes de Apoio ao Sobreen- dividado (GAS) da Deco atingia sensivelmente o mesmo registado em idêntico período do ano passado: 1461 processos em 2010 contra 1422 em 2009. Uma evolução que faz antever que o recorde de 2812 processos registados em 2009 voltará a ser batido.

Face ao primeiro semestre de 2008, o número de sobreendividados duplicou, apesar de o número de processos iniciados em Junho (203) ter caído em relação ao mês anterior.

Esta manutenção do elevado nível de sobreendividamento declarado é tanto mais preocupante quanto acontece num quadro de taxas de juro reduzidas, como refere ao DN Natália Nunes, jurista da Deco.

"As pessoas tiveram uma ajuda em 2009 e princípio de 2010, com a queda de Euribor, mas a situação vai agravar-se em 2011", prevê esta responsável, referindo-se à subida, já visível, das taxas de juro. Isto num quadro de continuado agravamento do desemprego, a principal causa geradora de novas situações de sobreendividamento, com 27,1% do total.

Segundo esta responsável da Deco, a folga que a queda das taxas de juro trouxe a algumas famílias não foi devidamente canalizada para a poupança, como aconselham técnicos e também o bom senso em época de crise. "As pessoas não alteram os seus hábitos e continuam a consumir e a endividar-se", refere, acrescentando que aos GAS da Deco continuam a chegar famílias com taxas de esforço (parte do rendimento mensal afecto ao pagamento de empréstimos) de 90% e outras já a braços com a justiça.

A Deco, nas diversas acções de formação e sensibilização que tem vindo a de-senvolver, depara-se com uma nova realidade. "São muitas as empresas que pedem a nossa ajuda a nível da sensibilização, pois confrontam-se com a penhora de salários dos seus funcionários", salienta.

Além do desemprego, a deterioração das condições laborais, 15,1%, e doença, 23,2%, são as causas mais comuns que levam ao sobreendividamento. Em média, cada família nesta situação paga ao mesmo tempo 5,3 créditos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos