Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

E o facto ficou a saber-se qual é

Ir para baixo

E o facto ficou a saber-se qual é Empty E o facto ficou a saber-se qual é

Mensagem por Viriato Ter Jul 27, 2010 3:19 am

E o facto ficou a saber-se qual é

por FERREIRA FERNANDES

Ontem, o Ministério Público deu por concluído o processo do Freeport. Já ontem, portanto, ficámos a saber a resposta ao mistério que nos atazana há dois anos, desde que se falou de uma hipotética carta vinda da polícia inglesa e que, dizia-se, acusava o primeiro-ministro José Sócrates de ter sido corrompido. O mistério que havia para resolver era (escrevi em crónica, a 30/01/2009): "José Sócrates gamou? Um ministro que recebe luvas, o que faz é gamar. Gamou?" Isso eu escrevi há ano e meio. Sou peco em destrinçar uma carta rogatória de um tribunal de 2.ª instância, mas, quando se trata de perceber o essencial do meu país, sou fino e exacto. Sócrates gamou? - era essa a questão, e só. O essencial ajudava a desviar-nos do lançamento de primos e tio, ajudava a topar a malandrice de jornalista televisiva abanando um papel dizendo que a polícia inglesa dizia o que o papel não dizia, ajudava a não debicar o milho que magistrados deitavam a jornalistas estúpidos como pombos, ajudava a não aceitar que a soma de muitos "parece" não é necessariamente um "é". O essencial era: Sócrates gamou? Um sujeito, um predicado e (o que não é menor num país de certezas vãs) um ponto de interrogação. Ontem, o Ministério Público disse que Sócrates não é arguido, nem acusado, nem sequer testemunha no processo do Freeport. Facto.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

E o facto ficou a saber-se qual é Empty Investigadores do caso Freeport

Mensagem por Viriato Ter Jul 27, 2010 3:23 am

Investigadores do caso Freeport

O mínimo que se pode dizer do caso Freeport é que os prejuízos que deu ao país e à democracia portuguesa tiveram consequências bem mais gravosas do que qualquer crime que tenha sido cometido, além disso os crimes cometidos ao longo de anos à sua sombra, contra a dignidade de pessoas e contra a democracia, foram bem mais graves do que os que supostamente foram cometidos pelos arguidos. Para não falar da imagem do país que foi arrastado pelo lodo por este processo.

Não admira que haja arguidos, depois de tanta insinuação, violação do segredo de justiça, intervenção pública sistemática por parte do senhor Palma e de milhões de euros gastos ao erário público alguém teria que ser acusado, assim se justifica tudo o que se passou.

Os investigadores do processo levaram anos para que o país fique a saber que muito do que se disse à sombra do processo eram mentiras. É demasiado tempo para que agora a montanha tenha parido um rato.

«O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) anunciou hoje que deu por concluído o processo Freeport relacionado com o licenciamento do 'outlet' de Alcochete. A SIC está a avançar que dos sete arguidos do processo, dois foram acusados.

“O processo Freeport está dado como concluído e amanhã [terça-feira] será divulgada uma nota”, comunicou hoje o DCIAP à agência Lusa. »
[Público]


O Jumento
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

E o facto ficou a saber-se qual é Empty Re: E o facto ficou a saber-se qual é

Mensagem por Viriato Ter Jul 27, 2010 3:25 am

Freeport

O caso Freeport está na origem do caso PT/TVI e da espionagem política feita em Aveiro e no Parlamento. Muitas pessoas, em lugares de cimeira responsabilidade social, fizeram os possíveis para usar estes casos com vista à obtenção de ganhos políticos através da injúria, difamação e calúnia.

Quais serão as consequências para os envolvidos e para o futuro da política portuguesa?

Publicado por Val em Aspirina B
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

E o facto ficou a saber-se qual é Empty Re: E o facto ficou a saber-se qual é

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos