Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabo Verde cria regulamentação para acesso ao crédito bonificado para habitação

Ir para baixo

Cabo Verde cria regulamentação para acesso ao crédito bonificado para habitação Empty Cabo Verde cria regulamentação para acesso ao crédito bonificado para habitação

Mensagem por Vitor mango Seg Ago 09, 2010 7:43 am

Cabo Verde cria regulamentação para acesso ao crédito bonificado para habitação
África
06/08/10, 17:58
OJE/Lusa
O Governo cabo-verdiano vai regulamentar as condições de acesso ao crédito à habitação e às bonificações a aplicar no caso do crédito concedido aos jovens para compra da casa própria.



O diploma que estabelece os regimes de crédito bonificado e jovem bonificado já foi aprovado em sede de Conselho de Ministros, estando agora os governantes com competência na matéria a trabalhar numa portaria para definir os montantes máximos de concessão de crédito e a percentagem de bonificação.


Com este diploma, adianta a ministra da Juventude, Janira Hopffer Almada, o Governo pretende superar as insuficiências do regime anterior, de forma a adequá-lo às reais necessidades do país e dos cabo-verdianos e, em simultâneo, garantir maior transparência e rigor na concessão de bonificação.


"Este regime prevê, assim, a elaboração de relatórios anuais, com dados estatísticos, o que permitirá ao Estado uma previsibilidade necessária quanto aos encargos existentes e emergentes, e o seu reflexo no orçamento geral". Por outro lado, realçou Janira Hopffer Almada, trata-se de um importante instrumento de apoio ao acesso à habitação pelos agregados familiares que, efectivamente, dela carecem.


O projecto prevê a existência de três regimes, designadamente o regime geral de crédito, o regime de crédito bonificado e o regime de crédito jovem bonificado, onde os jovens têm um tratamento especial. "A juventude cabo-verdiana constitui a maioria da população e acaba por merecer um tratamento especial, até porque estão no início de vida e necessitarão dessa bonificação por parte do Estado".


O Governo aprovou também esta semana o diploma que estabelece o regime jurídico da actividade de promoção imobiliária, alargando o prazo de garantia contra defeitos estruturantes para dez anos.


O decreto-lei estabelece a obrigatoriedade de se ter um seguro para responder a eventuais danos no edifício, devendo o promotor imobiliário entregar ao adquirente o manual de inspecção e manutenção, no momento da compra.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos