Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Venezuela/Eleições: Início da campanha eleitoral para legislativas de 26 de setembro

Ir para baixo

Venezuela/Eleições: Início da campanha eleitoral para legislativas de 26 de setembro Empty Venezuela/Eleições: Início da campanha eleitoral para legislativas de 26 de setembro

Mensagem por Kllüx Qua Ago 25, 2010 7:02 am

Venezuela/Eleições: Início da campanha eleitoral para legislativas de 26 de setembro



Simpatizantes e opositores de Hugo Chávez iniciaram hoje a campanha para as eleições de 26 de Setembro, tidas como “cruciais” para a implementação na Venezuela de um “socialismo século XXI”, que os detratores consideram uma cópia do regime cubano.

As eleições decorrem entre fortes críticas ao presidente Hugo Chávez pela recente tentativa, atribuída ao Governo, de censurar a imprensa quanto à publicação de questões que preocupam os venezuelanos, nomeadamente a insegurança e ao modo como é abordada pelas entidades oficiais.

No atual momento político, alguns simpatizantes do regime manifestam publicamente o seu desagrado pelo modo como têm decorrido algumas expropriações, enquanto os comerciantes se queixam de permanentes fiscalizações e outros cidadãos temem pelo futuro da propriedade privada na Venezuela.

Com o país afetado por constantes falhas elétricas, a atividade económica a registar seis meses seguidos de contração, um sistema de controlo cambial que limita as importações e uma moeda nacional desvalorizada 100 por cento em janeiro último, os venezuelanos queixam-se ainda do elevado preço dos alimentos, remédios e serviços, enquanto circulam denúncias de mais de 130 mil toneladas e alimentos e medicamentos estragados nas mãos da estatal Pdval.

Admitindo que seria prejudicial para a “revolução” se o seu partido não obtiver dois terços do parlamento, o próprio presidente Hugo Chávez ordenou recentemente aos seus simpatizantes para que neutralizem os opositores do regime, aos quais se refere frequentemente como "oligarcas, burgueses, ricaços, apátridas ou esquálidos" e acusa de estarem ao serviço do império norte-americano, conspirando para o afastar do poder.

“Operação demolição, assim se chamará. (...) Nós não chegámos aqui para ser derrotados!”, disse recentemente Hugo Chávez durante a cerimónia de posse de 43 500 "patrulheiros" socialistas, aos que explicou que o objetivo "é defender o futuro de um povo, da revolução, da independência do país”.

A favor do presidente está a redução da pobreza extrema no país, o aumento do índice de desenvolvimento humano e do investimento social, os programas educativos e de alimentação escolar, as campanhas de assistência social e de saúde, a massificação do acesso à Internet e às tecnologias, a rápida resposta a clientes de entidades financeiras encerradas, a criação de redes de distribuição de alimentos e a luta contra a especulação no preço das mercadorias.

A oposição - que em 2005 desistiu de participar nas parlamentares, argumentando falta de garantias eleitorais -, espera agora conseguir um número suficiente de deputados para impedir que o Governo continue a aprovar leis que, acusam, violam princípios constitucionais.

As eleições vão renovar os 165 lugares da Assembleia Nacional, além de eleger 12 deputados para o Parlamento Latino-americano, e candidatos indígenas em várias regiões.

Os eleitos assumem funções a 05 de janeiro de 2011 para um mandato de cinco anos.

Segundo os últimos dados conhecidos, a Venezuela tem uma população de 28 949 489 habitantes dos quais 17 772 768 estão inscritos nos cadernos e eleitorais.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos