Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

5 participantes

Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por Vitor mango Seg Set 06, 2010 2:53 pm

é uma tasca
mas fabrica a melhor sopa de pedra de portugal
Quando fui para albufeira almocei la
Uma sopa mais um melao
e hoje quando regressei a mesma dose
A sopa tem poucos condimentos e e de sabor agradavel muito sui generis
amen
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por Vitor mango Seg Set 06, 2010 2:55 pm


Sopa da Pedra - Receitas




Curioso/a para saber
como se prepara este delicioso prato regional? Saiba a receita da Sopa
da Pedra e como prepará-lo passo a passo.





Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Tn_PainelSopa







A receita da

Sopa de Pedra de Almeirim:
Disponibilizamos nesta página 2 receitas diferentes, apesar dos ingredientes e modo de preparação serem semelhantes:







RECEITA I - Sopa de Pedra
Ingredientes
(Para 8 a 10 pessoas)
1 litro de feijão encarnado ;
1 orelha de porco ;
1 chouriço negro (de sangue da região) ;
1 chouriço de carne ;
150 g de toucinho entremeado ;
750 g de batatas ;
2 cebolas ;
2 dentes de alho ;
1 folha de louro ;
1 molho de coentros ;
sal e pimenta

Preparação
Se o feijão fôr do ano, não necessita ser demolhado. Se for duro, põe-se de molhSopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Cozinheirao durante algumas horas. Escalda-se e raspa-se a orelha de porco.
Leva-se
o feijão a cozer em bastante água juntamente com a orelha, os
chouriços, o toucinho, as cebolas, os alhos e o louro. Tempera-se com
sal e pimenta. Se for necessário juntar mais água, deve ser sempre a
ferver. Quando a carne estiver cozida, retira-se e introduzem-se na
panela as batatas cortadas aos quadradinhos e os coentros picados.
Deixa-se cozer a batata. Assim que se retirar a panela do lume,
introduzem-se as carnes previamente cortadas aos bocadinhos e uma pedra
bem lavada, que deve ir na terrina.
Acompanhe com: Encosta do Cedro '98 - DOC Ribatejo

Esta receita foi especialmente cedida por José Manuel Toucinho, proprietário do célebre restaurante Toucinho de Almeirim.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty A Lenda da Sopa da Pedra..

Mensagem por Joao Ruiz Seg Set 06, 2010 5:20 pm

.
A Lenda da Sopa da Pedra..

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Tn_FradeSopaPedra

Tal como quase todos os costumes, tradições e também gastronomia regional, a Sopa da Pedra tem uma lenda associada....

Um frade andava no peditório. Chegou à porta de um lavrador, não lhe quiseram aí dar esmola. O frade estava a cair com fome, e disse:

- Vou ver se faço um caldinho de pedra!

E pegou numa pedra do chão, sacudiu-lhe a terra e pôs-se a olhar para ela, para ver se era boa para fazer um caldo. A gente da casa pôs-se a rir do frade e daquela lembrança.
Perguntou o frade :

- Então nunca comeram caldo de pedra? Só lhes digo que é uma coisa boa.

Responderam-lhe :
- Sempre queremos ver isso!

Foi o que o frade quis ouvir. Depois de ter lavado a pedra, pediu :
- Se me emprestassem aí um pucarinho.

Deram-lhe uma panela de barro. Ele encheu-a de água e deitou-lhe a pedra dentro.

- Agora, se me deixassem estar a panelinha aí ao pé das brasas.

Deixaram. Assim que a panela começou a chiar, tornou ele :
- Com um bocadinho de unto, é que o caldo ficava um primor!

Foram-lhe buscar um pedaço de unto. Ferveu, ferveu, e a gente da casa pasmada pelo que via. Dizia o frade, provando o caldo :
- Está um bocadinho insosso. Bem precisava de uma pedrinha de sal.

Também lhe deram o sal. Temperou, provou e afirmou :

- Agora é que, com uns olhinhos de couve o caldo ficava que até os anjos o comeriam!
A dona da casa foi à horta e trouxe-lhe duas couves tenras.

O frade limpou-as e ripou-as com os dedos, deitando as folhas na panela.
Quando os olhos já estavam aferventados, disse o frade :

- Ai, um naquinho de chouriço é que lhe dava uma graça.

Trouxeram-lhe um pedaço de chouriço. Ele botou-o à panela e, enquanto se cozia, tirou do alforje pão e arranjou-se para comer com vagar. O caldo cheirava que era uma regalo. Comeu e lambeu o beiço. Depois de despejada a panela, ficou a pedra no fundo. A gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou:
- Ó senhor frade, então a pedra?

Respondeu o frade :
- A pedra lavo-a e levo-a comigo para outra vez.


queen



_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por jpsatanaz Qui Out 14, 2010 6:06 am

Bom como representante da gastronomia de Almeirim não posso deixar passar em branco esta adulteração deveras perigosa para o bom nome e sabor da Sopa da Pedra.

«««««RECEITA I - Sopa de Pedra««««««
Ingredientes
(Para 8 a 10 pessoas)
1 litro de feijão encarnado ;
1 orelha de porco ;
1 chouriço negro (de sangue da região) ;
1 chouriço de carne ;
150 g de toucinho entremeado ;
750 g de batatas ;
2 cebolas ;
2 dentes de alho ;
1 folha de louro ;
1 molho de coentros ;
sal e pimenta

Então onde se encontra a "Farinheira" ?........é que segundo a minha avó, não existe sopa de pedra sem a respetiva "Farinheira", dai que eu acredite que esta receita deve ser de alguem que não é da região...

Depois atenção Sr Mango, o restaurante o Toucinho não é mais uma tasca, infelizmente "industrializaram-se" e com isso a qualidade baixou.......

Palavra de amigo e conhecedor.......experimentem o restaurante o Pinheiro, mesmo em frente da praça de touros............o dono foi funcionário do Toucinho durante mais de 20 anos.......

Por cada 10 clientes que eu arrage, ganho uma sopa á borla.......
jpsatanaz
jpsatanaz

Pontos : 221

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por Viriato Qui Out 14, 2010 10:06 am

jpsatanaz escreveu:Bom como representante da gastronomia de Almeirim não posso deixar passar em branco esta adulteração deveras perigosa para o bom nome e sabor da Sopa da Pedra.

«««««RECEITA I - Sopa de Pedra««««««
Ingredientes
(Para 8 a 10 pessoas)
1 litro de feijão encarnado ;
1 orelha de porco ;
1 chouriço negro (de sangue da região) ;
1 chouriço de carne ;
150 g de toucinho entremeado ;
750 g de batatas ;
2 cebolas ;
2 dentes de alho ;
1 folha de louro ;
1 molho de coentros ;
sal e pimenta

Então onde se encontra a "Farinheira" ?........é que segundo a minha avó, não existe sopa de pedra sem a respetiva "Farinheira", dai que eu acredite que esta receita deve ser de alguem que não é da região...

Depois atenção Sr Mango, o restaurante o Toucinho não é mais uma tasca, infelizmente "industrializaram-se" e com isso a qualidade baixou.......

Palavra de amigo e conhecedor.......experimentem o restaurante o Pinheiro, mesmo em frente da praça de touros............o dono foi funcionário do Toucinho durante mais de 20 anos.......

Por cada 10 clientes que eu arrage, ganho uma sopa á borla.......

E se lá fossemos todos?? Perdia-se o anonimato(?) mas ganhava-se um bom almoço. Eu alinho....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por Vitor mango Qui Out 14, 2010 12:53 pm

Quando venho do Algarve faço sempre a pedalada para bater Horas no Toucinho 12 horas ...minutos depois ha fila
Vou anotar O Pinheiro e ja gritei para o meu TOM TOM
pah regiosta ai as KURdenadas


santanaz tem razao kuanto á tasca
Eu ainda sou do tempo em que o Porco estava esticado na entrada da cozinha e a mesa tambem esticada com bancos ao lado
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por jpsatanaz Seg Out 18, 2010 5:24 am

Ontem foi dia de sopa da pedra.....e como me atrasei, em vez do Toucinho, Pinheiro ou Forno, onde as filas de espera ás duas da tarde eram inormes, decidi ir ao Minhota, mesmo em frente do Toucinho, e para surpresa minha tenho o seguite a dizer:

Relativamente ao movimento, havia lugares vagos apesar das filas para os outros restaurantes, a comida; caralhotas, azeitonas novas ,queijo de cabra curado, sopa da pedra " mais bacalhau assado com batatas a murro" estavam devinais.....e aqui alguem perguntará ......então porque haviam lugares vagos quando os outros estavam com filas de espera ?.......a resposta é simples....a qualidade do serviço, demorou uma eternidade até ser atendido, segundo, e ai reside a razão desta nota, pedi descafeinado e serviram-me café normal......como é que descobri.....passei a noite a ver filmes na TV.

Conclusão, se for a Almeirim e todos os restaurantes mais conhecidos estiverem cheios, se não se importar de esperar, se o café normal o deixar dormir....então tem como alternativa a Minhota.
jpsatanaz
jpsatanaz

Pontos : 221

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por jpsatanaz Seg Out 18, 2010 5:28 am

O Mango eu aceito a proposta de nos juntar-mos em Almeirim para um almoço......
Relativamente ao anonimato, ninguem é obrigado a dizer quem é......pode levar na lapela um cravinho vermelho e estará identificado.....

Espera aí .....nada de cravos vermelhos, não vá o diabo tece-las e estragar o almoço a algums amigos/as......é melhor umas flores de laranjeira, simbolo da " vergindade" dos participantes......
jpsatanaz
jpsatanaz

Pontos : 221

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por Vitor mango Seg Out 18, 2010 5:32 am

jpsatanaz escreveu:O Mango eu aceito a proposta de nos juntar-mos em Almeirim para um almoço......
Relativamente ao anonimato, ninguem é obrigado a dizer quem é......pode levar na lapela um cravinho vermelho e estará identificado.....

Espera aí .....nada de cravos vermelhos, não vá o diabo tece-las e estragar o almoço a algums amigos/as......é melhor umas flores de laranjeira, simbolo da " vergindade" dos participantes......

nao tou a ver o Viriato kum ramo de laranjeira
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por Viriato Seg Out 18, 2010 5:36 am

Vitor mango escreveu:
jpsatanaz escreveu:O Mango eu aceito a proposta de nos juntar-mos em Almeirim para um almoço......
Relativamente ao anonimato, ninguem é obrigado a dizer quem é......pode levar na lapela um cravinho vermelho e estará identificado.....

Espera aí .....nada de cravos vermelhos, não vá o diabo tece-las e estragar o almoço a algums amigos/as......é melhor umas flores de laranjeira, simbolo da " vergindade" dos participantes......

nao tou a ver o Viriato kum ramo de laranjeira


Marquem lá o dia e vamos ás caralhotas. Já tenho saudades. Só ás quintas é que não posso.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Ingrediente principal

Mensagem por KC Dom Abr 24, 2011 4:43 am

Parece impossível que em ambas as receitas falta o ingrediente principal desta sopa...
KC
KC

Pontos : 2

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por Vitor mango Dom Abr 24, 2011 6:37 am

KC escreveu:Parece impossível que em ambas as receitas falta o ingrediente principal desta sopa...

cara amiga antes do ingrediente um
Seja bem vinda a este fórum

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 24, 2011 7:13 am

KC escreveu:Parece impossível que em ambas as receitas falta o ingrediente principal desta sopa...

Pois falta.

Falta a pedra, ingrediente sem o qual, nunca o frade da história teria conseguido comer, à custa do lavrador desconfiado...


Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por Vitor mango Seg Abr 25, 2011 1:26 am

POr acaso vou almoçar ao Toucinho
Uma sopa ...uma pedra ...uma fruta café e ala ala
inda sou do tempo em que na entrada estava o porco pendurado e kuma naifa naifavamos a bifana
Os tempos mudaram as moscas ja nao sao as mesmas e as facturas acompanharam o FMI

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por KC Sáb Abr 30, 2011 8:46 am

Exactamente! E sem a quaç esta sopa simplesmente seria uma sopa normal, deliciosa, mas normal! Smile
KC
KC

Pontos : 2

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por Vitor mango Ter Jul 31, 2012 3:00 pm

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por Vitor mango Qui Jun 27, 2013 4:54 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por Vitor mango Ter Out 29, 2013 2:34 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim  Empty Re: Sopa de pedra no Toucinho em Almeirim

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos