Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sócrates aposta trunfo do diálogo português na ONU

Ir para baixo

Sócrates aposta trunfo do diálogo português na ONU Empty Sócrates aposta trunfo do diálogo português na ONU

Mensagem por Vitor mango Sáb Set 25, 2010 10:00 am

Sócrates aposta trunfo do diálogo português na ONU
25 de Setembro, 2010
O primeiro ministro discursa hoje nas Nações Unidas, numa intervenção em que defenderá a ideia de Portugal como um país facilitador do diálogo mundial e que reúne as condições ideais para ser membro do Conselho de Segurança.

A intervenção de José Sócrates na sessão de abertura da 65.ª Assembleia Geral das Nações Unidas acontecerá ao fim da manhã em Nova Iorque e deverá ter como segunda linha de força a necessidade de respeito pelo direito internacional.

Depois de ter dedicado o dia de sexta a contactos bilaterais com chefes de Estado e de Governo de outros países, tendo em vista a promoção da candidatura portuguesa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, Sócrates afirmou ter «esperança» na eleição de Portugal para este órgão internacional, em que concorre com a Alemanha e o Canadá.

«Tenho muita esperança que um país facilitador de diálogo, como é o caso de Portugal, que sempre lutou pelo direito internacional, possa obter maior confiança», afirmou o primeiro ministro aos jornalistas portugueses na sexta feira.

Nas Nações Unidas, José Sócrates também tem frisado que, conjuntamente com o Presidente da República, se tem empenhado para que o português seja língua de trabalho nas Nações Unidas.

«O português é hoje uma das línguas europeias com vocação internacional e estamos a promover esforços para que nas diferentes instituições das Nações Unidas o português possa ser considerado uma língua de trabalho, mas isso leva tempo», declarou.

No entanto, o primeiro ministro disse estar a haver uma «mudança significativa nos últimos anos» e que tem a ver com o papel do Brasil.

«Com o Brasil a subir no conjunto das nações, a posição de Portugal também sobe. Vejo hoje o Brasil comprometido e empenhado na promoção da língua portuguesa», disse.

Neste contexto, Sócrates mostrou-se optimista que, «mais cedo ou mais tarde», o português será língua de trabalho nas Nações Unidas.

«A quantidade de falantes de português no mundo inteiro é já significativa. Por alguma razão, aliás, o Brasil apoia a candidatura portuguesa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, não apenas por razões históricas, mas também por interesse político concreto», sustentou.

Para José Sócrates, o Brasil «percebe de formas muito evidente que uma das formas da sua afirmação mundial passa pelo apoio à língua portuguesa». «Nós estamos juntos nessa luta», acrescentou.

Lusa / SOL
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117542

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos