Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais 73 milhões para empresas públicas

Ir para baixo

Mais 73 milhões para empresas públicas Empty Mais 73 milhões para empresas públicas

Mensagem por Joao Ruiz Sex Out 08, 2010 3:06 pm

.
Mais 73 milhões para empresas públicas

por PAULA CORDEIRO
Hoje

Mais 73 milhões para empresas públicas Ng1350867

A RTP recebeu quase dois terços do montante total, de entre as verbas canalizadas, até final do terceiro trimestre.

O esforço financeiro do Estado para com o seu sector empresarial ascendia a 335,5 milhões de euros no final do terceiro trimestre deste ano, um montante que correspondia a um crescimento de 32,7% face ao trimestre anterior. As empresas públicas receberam 72,7 milhões de euros, enquanto o restante foi para empresas privadas, a título de indemnizações compensatórias.

De acordo com os dados ontem divulgados pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, cerca de 44% deste montante correspondem a indemnizações compensatórias pagas às empresas públicas e privadas abrangidas por este regime, enquanto 121,7 milhões de euros são dotações de capital. Os restantes 66,6 milhões de euros dizem respeito a empréstimos.

Do total já despendido com o sector empresarial do Estado até 30 de Setembro, a esmagadora maioria foi aplicada em empresas públicas não financeiras (314,1 milhões de euros). Destas, a comunicação social, e em especial a RTP, recebeu a maior fatia. A televisão estatal somava 122,5 milhões em indemnizações compensatórias e 88 milhões em dotações de capital. Um valor que corresponde a mais de dois terços do total de verbas estatais já entregues ao longo de 2010. Depois surge a gestão de infra-estruturas, com 38,6 milhões de euros, a cultura, com 23 milhões, e as empresas privadas, que receberam 21,4 milhões de indemnizações compensatórias.

De salientar que as empresas públicas financeiras - a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Banco Português de Negócios (BPN) - não foram contempladas com qualquer verba, uma vez que este esforço financeiro do Estado aqui referido não engloba garantias.

No total de 2009, estas verbas estatais atingiram 2,1 mil milhões de euros, em resultado de um aumento de capital na CGD de mil milhões de euros. Sem esta operação, o esforço financeiro do Estado com o seu sector empresarial tinha sido de 1,118 mil milhões de euros, ligeiramente abaixo dos 1,184 mil milhões despendidos em 2008.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos