Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Risco de Portugal é o que mais cai no mundo

Ir para baixo

Risco de Portugal é o que mais cai no mundo Empty Risco de Portugal é o que mais cai no mundo

Mensagem por Viriato Sex Out 15, 2010 9:47 am

Risco de Portugal é o que mais cai no mundo

Eudora Ribeiro

Os indicadores de risco de Portugal estão em forte queda. Juros e 'spread' atingiram mínimos de mais de um mês.

A poucas horas da entrega do Orçamento para 2011, a percepção de risco da parte dos investidores em relação a Portugal dá fortes sinais de alívio.

É que o prémio que os investidores exigem para comprar Obrigações do Tesouro a 10 anos em vez de títulos de dívida alemães com a mesma maturidade, que são a referência para o mercado, está a afundar 37 pontos para negociar nos 338 pontos. Trata-se da queda mais acentuada desde 10 de Maio, quando o ‘spread' registou um tombo de 179 pontos, no dia seguinte à criação do mega fundo de ajuda para países do euro em dificuldade.

Esta descida está a empurrar o juro das OT a 10 anos para os 5,7%, devido a uma quebra de 5,36 pontos percentuais, a maior redução desde Julho. Desta forma, a 'yield' está em mínimos de um mês.

No mesmo sentido, o preço dos ‘credit default swaps' (CDS) sobre obrigações do Tesouro a 5 anos, um outro indicador de risco, regista a maior descida no monitor da Bloomberg que acompanha todos os países do mundo.

O preço deste ‘seguro' contra o eventual incumprimento de um Estado cai 17 pontos para negociar nos 357,52 pontos base, o que significa que por cada 10 milhões de euros aplicados em dívida pública portuguesa os investidores têm de pagar um seguro anual de 357,52 mil euros.

O Orçamento para 2011 deve chegar ao Presidente da Assembleia da República quando forem 19h30, segundo a agenda de Jaime Gama.

Os analistas consideram que um eventual chumbo do Orçamento deve levar à subida dos indicadores de risco de Portugal, o que se traduziria no aumento dos custos de financiamento do país, dos bancos e também das famílias.


Tenho a certeza que, mais logo, Medina Carreira e Crespo se vão congratular com isto.....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos