Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rebeldes atacaram Parlamento da Chechénia

Ir para baixo

Rebeldes atacaram Parlamento da Chechénia Empty Rebeldes atacaram Parlamento da Chechénia

Mensagem por Joao Ruiz Ter Out 19, 2010 8:29 am

.
Rebeldes atacaram Parlamento da Chechénia

por Lusa
Hoje

Rebeldes atacaram Parlamento da Chechénia Ng1355201

Os rebeldes que atacaram hoje o parlamento da Chechénia foram mortos por forças governamentais e todos os deputados estão vivos e em segurança, disseram fontes oficiais da república do Cáucaso russo, citadas pelas agências de notícias.

O Presidente checheno, Ramzán Kadirov, garantiu que todos os deputados estão vivos e em segurança.

"A operação terminou, todos os combatentes foram mortos", adiantou fonte policial.

O vice-ministro do Interior checheno, Roman Edilov, que se encontra no local, disse que «não se confirmou a tomada de reféns».

Edilov acrescentou que "segundo dados provisórios, dois polícias morreram nos confrontos, tendo sido neutralizados quatro atacantes".

Os confrontos entre os atacantes e a segurança do parlamento causaram também pelo menos 17 feridos.

As agências noticiosas russas Interfax e Ria Novosti referiram que dois combatentes se mataram no interior do parlamento, detonando uma carga de explosivos que transportavam.

Segundo a Ria Novosti, que citou fontes médicas, pelo menos três pessoas morreram e 13 ficaram feridas.

De acordo com a agência, o parlamento foi evacuado e desencadeada uma operação especial.

As autoridades policiais disseram que quando os automóveis dos deputados entravam hoje de manhã no recinto do parlamento, situado numa zona fortemente guardada do centro da capital da Chechénia, um carro, que transportava os guerrilheiros, conseguiu também entrar no local.

Enquanto um suicida fazia explodir o veículo, três separatistas conseguiram entrar no edifício, tendo-se envolvido em tiroteio com a segurança, acrescentaram.

Um destacamento especial da polícia (OMON), comandada por Kadirov, chegou rapidamente ao local, retirou todos os civis e lançou uma operação com vista a liquidar os guerrilheiros separatistas.

"O Ministério do Interior da Chechénia actuou de forma profissional e inteligente", comentou Rachid Nurgaliev, ministro do Interior russo, que se encontra na república russa do Cáucaso do Norte em visita de trabalho.

Esta operação é a mais espectacular na Chechénia desde o ataque lançado por rebeldes islamistas em Agosto passado contra a aldeia natal de Ramzan Kadirov.

Então, os combates provocaram a morte de seis polícias e deixaram feridos 17 agentes e sete civis. As autoridades anunciaram ter liquidado 12 atacantes.

A Chechénia é palco de guerra desde 1991, quando políticos locais decidiram separar esse território da Federação da Rússia. Embora as autoridades russas tenham anunciado a vitória sobre os separatistas islâmicos, estes alargaram as suas actividades a outras repúblicas do Cáucaso do Norte: Inguchétia, Daguestão, Ossétia do Norte, Cabardino-Balcária, Karatchaevo-Tcherkéssia.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos