Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugueses recordam génio que hoje completa 50 anos

Ir para baixo

Portugueses recordam génio que hoje completa 50 anos Empty Portugueses recordam génio que hoje completa 50 anos

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 30, 2010 8:05 am

.
Portugueses recordam génio que hoje completa 50 anos

por SÉRGIO PIRES
Hoje

Portugueses recordam génio que hoje completa 50 anos Ng1362571

Diego Armando Maradona faz hoje 50 anos; Rui Barros lembra as fotos com o astro e Carlos Xavier a camisola trocada depois de insultos a Bilardo.

O génio faz meio século. Diego Armando Maradona nasceu a 30 de Outubro de 1960, há precisamente 50 anos. Elevado quase à condição de ícone político e cultural, Maradona é ainda sinónimo de craque pelo que fez nos relvados ao longo de uma carreira que começou em 1975 no Argentinos Juniors e acabou em 1997 no Boca Juniors. Pelo meio, o futebol mágico que demonstrou ao serviço da Argentina, que carregou às costas, até à conquista do Mundial em 1986, ou pelo Nápoles, catapultando o emblema do oprimido Sul de Itália para a elite.

Apesar da rivalidade, Rui Barros, que no final dos anos 80 despontava na rica e poderosa Juventus de Turim, fez questão de mostrar a El Pibe que era seu fã... "Eu era um jovem, estava a despontar e, no final de um jogo, pedi-lhe a camisola e para tirar fotos com ele... Ele disse-me que tinha afinidade comigo porque ambos éramos baixinhos e também por isso gostava da minha forma de jogar", sublinha Rui Barros, para quem Maradona contrariava toda a lógica do futebol: "Costuma de dizer-se que a equipa é que faz o jogador. Com ele era ao contrário: sozinho fez uma equipa!"

Por sua vez, Ivkovic tem recordações ambíguas dos encontros com El Pibe. O antigo guardião do Sporting relembra ao DN o jogo frente ao Nápoles da Taça UEFA, em 1989, e o Argentina-Jugoslávia do Itália 90, em que defendeu dois penáltis ao astro argentino: "Nesse jogo contra o Nápoles, quando ele ia a marcar a penalidade, aproximei-me e disse: 'Queres apostar 100 dólares como defendo?' Ele aceitou, eu defendi e no final do jogo deu-me a camisola dele e os 100 dólares. Depois, no Mundial 1990 defendi outro penálti dele, nos quartos-de-final. Voltei a provocar, dizendo: 'Cuidado, eu sei para onde vais marcar...', simulei que ia para o mesmo lado e atirei- -me para o outro. Defendi dois penáltis de Maradona e perdi esses dois jogos"

Venâncio também recorda o encontro em Alvalade frente ao Nápoles para a Taça UEFA e destaca o talento de El Pibe. "O Nápoles entrou no relvado para treinar e ele vinha a fazer habilidades numa bola de ténis... Aquilo parecia um brinquedo nos pés dele", lembra o antigo defesa para quem Maradona foi o melhor de todos. Uma opinião corroborada por Carlos Xavier, que, depois dessa eliminatória em que o Sporting foi derrotado pelo Nápoles, voltou a encontrar-se com o esquerdino, numa fase descendente da sua carreira. "Quando ele estava no Sevilha e eu na Real Sociedad defrontei-o e, no início do jogo, pedi-lhe para no final trocarmos camisolas. O problema é que o Carlos Bilardo, técnico do Sevilha, tirou-o aos 60 minutos, e ele saiu a insultá-lo. Pensei que já não se ia lembrar, mas, no final, veio ter comigo com a sua camisola nas mãos para me oferecer. Isso também faz dele alguém especial."

In DN

Portugueses recordam génio que hoje completa 50 anos 00020322

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos