Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O “Estado paralelo” de que fala Catroga

Ir para baixo

O “Estado paralelo” de que fala Catroga  Empty O “Estado paralelo” de que fala Catroga

Mensagem por Viriato Seg Nov 01, 2010 4:33 pm

O “Estado paralelo” de que fala Catroga

O trabalho coordenado por Vital Moreira, a que fiz alusão aqui (1), dá uma visão muito aproximada dos institutos públicos criados em Portugal. Tratando-se de dados existentes em 31 de Dezembro de 2000, o relatório não abrange os institutos que, entretanto, tenham sido extintos. Este aspecto é particularmente relevante no que respeita a institutos criados durante o Estado Novo: o relatório indica serem apenas 22, porque, entretanto, dezenas deles foram extintos.

Agora, observe-se os dois gráficos e veja-se como o “técnico” Eduardo Catroga, ministro das Finanças de Cavaco, sabe-a toda e não se deixou atrapalhar pela realidade, quando disse que se sentiu aturdido pela existência de um “Estado paralelo” cheio de “gorduras”:

O “Estado paralelo” de que fala Catroga  Institutos_portugal_vitalmoreira_2


O “Estado paralelo” de que fala Catroga  Institutos_portugal_vitalmoreira



Publicado por Miguel Abrantes

(1) Quando ouvi Eduardo Catroga a dizer, com a maior desfaçatez, que tinha encontrado um “Estado paralelo” a rebentar de gorduras por todo o lado, lembrei-me de um estudo de Vital Moreira sobre os institutos públicos. Procurei-o — eu sabia que o tinha — e lá o encontrei neste fim-de-semana alargado. Logo que digitalize dois gráficos que constam do estudo, publicá-los-ei para podermos comparar “gorduras” e “Estados paralelos” — num período em que Eduardo Catroga passou pelo Terreiro do Paço.

Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos