Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EUA/Eleições: Obama apela ao voto latino-americano em candidatos democratas em dificuldades

Ir para baixo

EUA/Eleições: Obama apela ao voto latino-americano em candidatos democratas em dificuldades Empty EUA/Eleições: Obama apela ao voto latino-americano em candidatos democratas em dificuldades

Mensagem por Kllüx Ter Nov 02, 2010 4:26 pm

EUA/Eleições: Obama apela ao voto latino-americano em candidatos democratas em dificuldades



Nova Iorque, 02 nov (Lusa) – O presidente norte-americano, Barack Obama, está a apelar ao voto latino-americano em alguns dos candidatos democratas com maiores dificuldades na eleição, caso do líder no Senado Harry Reid.

“Harry Reid e [a candidata à Câmara dos Representantes] Dina Titus são gente que tem apoiado constantemente a comunidade latina”, disse hoje o presidente, numa entrevista à rádio local KVEG, de Las Vegas.

São quatro as entrevistas que o presidente vai dar enquanto os norte-americanos se dirigem às urnas, todas em zonas onde há candidatos democratas ameaçados pela derrota nas primeiras intercalares durante a administração Obama.

No caso de Reid, um veterano do Congresso, a sua adversária é uma figura do movimento conservador Tea Party, que conseguiu derrotar nas primárias republicanas o designado pelos líderes do partido.

Reid e Titus “tentaram resolver os problemas” da comunidade latino-americana, como desemprego e abandono escolar, recordou Obama.

“Se a comunidade latino-americana participar na votação e estiver consciente do historial de gente como Reid e Titus, vamos sair-nos bem, porque é uma comunidade que tem muita influência, a comunidade votou muito em 2008”, nas últimas presidenciais, afirmou.

As sondagens têm mostrado uma desmobilização de grupos importantes para a eleição de Obama em 2008, como os latino-americanos, os afro-americanos e as mulheres, entre outros.

“O voto latino é crucial”, disse hoje o presidente norte-americano.

“Se as mesmas pessoas votarem em 2010, vamos ser capazes de fazer progressos em assuntos como a reforma da imigração, coisas que são muito importantes se queremos unir o país”, adiantou.

Em média, os candidatos republicanos lideram por 15 pontos nas intenções de voto, em relação aos seus adversários democratas, nas eleições intercalares de terça feira, segundo a última sondagem USA Today/Gallup.

A sondagem foi elaborada entre os dias 28 e 31 de outubro e divulgada na noite de domingo, dando 55 por cento nas intenções de voto a candidatos republicanos e 40 por cento aos democratas.

De acordo com a empresa de sondagens, a vantagem é “suficientemente grande para sugerir que, qualquer que seja a afluência às urnas, os republicanos vão conquistar mais do que os lugares necessários para obterem uma maioria na Câmara dos Representantes”.

Na segunda feira, Barack Obama viu-se sob fogo por se ter referido aos republicanos como “inimigos” numa entrevista à rádio hispânica Univisión.

Obama aproveitou uma entrevista ao popular programa de rádio “The Michael Baisden Show” para reconhecer que deveria “ter usado a palavra adversários, em vez de inimigos”, quando falou sobre a postura republicana quanto à reforma da imigração.

Ainda durante o dia de hoje, Obama vai falar a rádios locais em Los Angeles, Chicago e Jacksonville (Flórida).
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11230

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos