Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acordos assinados em Lisboa valem mil milhões de dólares, diz imprensa de Pequim

Ir para baixo

Acordos assinados em Lisboa valem mil milhões de dólares, diz imprensa de Pequim Empty Acordos assinados em Lisboa valem mil milhões de dólares, diz imprensa de Pequim

Mensagem por Vitor mango Seg Nov 08, 2010 1:38 am

Acordos assinados em Lisboa valem mil milhões de dólares, diz imprensa de Pequim
Inserido em 08-11-2010 06:59



Além dos 13 acordos ligados a infra-estruturas, energias renováveis e turismo, Portugal e China acordaram esforçar-se para duplicar o comércio bilateral até 2015.

A imprensa chinesa estimou em mil milhões de dólares o montante dos acordos e contratos empresariais assinados no domingo em Lisboa durante a visita do Presidente chinês.

“Hu Jintao e o primeiro-ministro português, José Sócrates, presidiram à assinatura de acordos e contratos sobre projectos de infra-estruturas, energias renováveis e turismo no valor de 1000 milhões de dólares”, disse hoje o “China Daily”.

Num texto de primeira página, ilustrado com uma fotografia a quatro colunas de Hu Jintao com o homologo português, Aníbal Cavaco Silva, o jornal realçou que a viagem do Presidente chinês “fortaleceu os laços económicos e políticos com a Europa”.

“Os acordos da China com Portugal e França mostraram a forte confiança e o apoio de Pequim às suas economias”, disse um académico chinês citado pelo “China Daily”.

No caso de Portugal, “as duas partes acordaram esforçar-se para duplicar o comércio bilateral até 2015”, salientou também o jornal.

Hu Jintao foi o primeiro chefe de Estado chinês recebido em Lisboa em mais de uma década e além de Cavaco Silva e José Sócrates, encontrou-se com Jaime Gama, presidente da Assembleia da República.

A visita ficou marcada pela assinatura de quatro acordos de cooperação institucional e nove acordos comerciais envolvendo grandes empresas dos dois países, entre as quais a PT, EDP, Huawei, Millenium BCP e o ICBC (Industrial and Commercial Bank of China), considerado o maior banco do mundo.

Pelas contas chinesas, nos primeiros nove meses deste ano, o comércio entre a China e Portugal cresceu 40,7% em relação a igual período de 2009.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos