Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jornalismo muito rasca

Ir para baixo

Jornalismo muito rasca Empty Jornalismo muito rasca

Mensagem por Viriato Ter Nov 16, 2010 11:39 am

Centros de emprego registam mais 33.320 desempregados em Outubro

Por Lusa, PÚBLICO

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego continua a aumentar face ao ano passado, mas a um ritmo menos violento. No final de Outubro 550.846 pessoas declararam-se desempregadas, mais 33.320 indivíduos do que um ano antes, mas uma redução de 4.974 em comparação com o mês de Setembro.

De acordo com a informação publicada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o crescimento anula das inscrições foi de 6,5 por cento, confirmando-se o abrandamento que se verifica desde o início do ano. Já o recuo de 0,9 por cento face ao mês anterior interrompe o ligeiro aumento mensal que se verificou nos meses de Verão.

Na análise anual do desemprego, o IEFP, realça que subiu em ambos os géneros, em particular nas mulheres, onde o número de desempregados subiu 7,9 por cento, enquanto nos homens o valor avançou 4,7 por cento.

Por grupo etário, o aumento do desemprego ocorreu de forma diferenciada: a inscrição de jovens com menos de 25 anos decresceu 5,4 por cento no espaço de um ano, enquanto o número de adultos aumentou 8,3 por cento.

Quanto ao tempo de permanência dos desempregados nos ficheiros, os inscritos há menos de um ano (58,4 por cento do total de desempregados) diminuíram sete por cento, enquanto os desempregados de longa duração (41,9 por cento) assinalaram um acréscimo de 33,2 por cento (para 230.791 pessoas).

A procura de um novo emprego - que justificou em Outubro o registo de 91,8 por cento dos desempregados - aumentou 6,6 por cento face ao mês homólogo de 2009, enquanto a procura do primeiro emprego subiu 4,4 por cento.

De acordo com o IEFP, todos os níveis de habilitação escolar apresentaram mais desempregados do que há um ano, mas o aumento percentual mais elevado verificou-se ao nível do ensino secundário, com mais 13,8 por cento, seguido do superior, com 12,8 por cento.

Os inscritos no IEFP em situação de indisponibilidade temporária, ou seja, que não reúnem condições imediatas para o trabalho por motivos de saúde, aumentaram 6,3 por cento em Outubro, face ao mesmo mês de 2009, para 16.208 pessoas.

O número de desempregados inscritos como “ocupados” (a frequentarem programas especiais de emprego), por sua vez, caiu 26,9 por cento para 21.701 indivíduos.

O “fim de trabalho não permanente”, continua a ser o principal motivo de inscrição dos desempregados, com 22.354 inscritos ao longo do mês de Outubro nos centros de emprego do Continente, seguido do motivo “despedido”, com 8.303 inscritos.

O independente Público publica notícias e cabeçalhos desonestos. Faz as comparações que lhe interessam. Desta vez comparou com o ano passado, quando o desemprego ainda era relativamente baixo. Lendo a notícia verifica-se que houve uma melhoria em relação ao mês passado. Da rasquice já estamos habituados. Da necessidade permanente em assustar as pessoas fazem o seu lema.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos