Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os cogumelos

Ir para baixo

Os cogumelos Empty Os cogumelos

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 24, 2010 4:50 am

.
Levam tudo a eito
Trás-os-Montes


Época de colheita pode chegar a render mais de 10 mil euros

Trás-os-montes São milhares as pessoas que em Trás-os-Montes se dedicam à apanha de cogumelos. Cerca de 5% para vender, principalmente a negociantes espanhóis que os adquirem a entre 5 e 15 euros o quilo, conforme a espécie, pois as mais raras poderão valer cerca de 40 euros.

Duarte Marques foi um dos fundadores da Aguiar Floresta - Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar, que tenta esclarecer as populações sobre os riscos na apanha de cogumelos, tendo criado cursos de formação.

António e a sua mulher, proprietários de um café em Vila Pouca, todos os anos por esta altura encerram o estabelecimento e dedicam-se à apanha de cogumelos. "Num ano bom poderemos fazer bom dinheiro. Mas são cada vez mais aqueles que se dedicam a esta actividade.

Estragam um pouco o negócio porque levam tudo a eito e não preservam nada." Ninguém quis revelar os proventos totais, mas o DN sabe que há famílias em Trás-os-Montes que conseguem amealhar mais de 10 mil euros numa época.

, 2010-11-23
In DTM

Os cogumelos 00020092

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Os cogumelos Empty Não comeu mais cogumelos após a morte de vizinhos

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 24, 2010 4:56 am

.
Já passaram 24 anos

Não comeu mais cogumelos após a morte de vizinhos

Quatro pessoas, pai e três filhos, morreram após de uma refeição de cogumelos silvestres naquele que é o caso mais grave de que há memória em Bragança associado à ingestão de cogumelos venenosos. O caso surge recorrente nas conversas sobre o tema e as memórias avivaram-se hoje com a intoxicação de uma família composta por mãe, neta filha e genro, que continuam hospitalizados.

O caso de Baçal foi a "6 de Outubro de 1986", data que Manuel Rodrigues nunca esqueceu. Aconteceu com os vizinhos que viviam em frente, do outro lado da rua. Apanharam cogumelos silvestres e da família só sobreviveu a nora, que se recusou a prepará-los, e a neta ainda bebé. A mulher de Manuel, Angelina Rodrigues, recorda que "o pai e um filho ainda foram para o hospital nessa noite e o outro filho e a irmã foram de manhã". "Já não saíram de lá com vida.

As pessoas apanham cogumelos silvestres como outros produtos que a natureza oferece, sejam agriões nos ribeiros ou azedas nas encostas, e Jorge Augusto Ala, garante que em geral "conhecem bem as espécies boas e as venenosas". Jorge é presidente da junta de Carragosa, aldeia de onde é natural a família que está hospitalizada e disse que a notícia "foi um choque". "Aqui, até hoje nunca tivemos problemas nenhuns", afiançou.

Lusa, 2010-11-23

Os cogumelos 00020706

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Os cogumelos Empty «Manita Phalloides»

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 24, 2010 5:00 am

.
«Manita Phalloides»

Os cogumelos Cogumelo_amanita

Família de Bragança comeu «a pior» das espécies

A espécie de cogumelo ingerida pela família de Bragança que se encontra hospitalizada com uma intoxicação é «entre as más, a pior de todas», disse à Lusa a investigadora que analisou exemplares servidos na refeição.

«É altamente tóxica e mortal se não for atacada rapidamente», afirmou Anabela Martins, investigadora na área da micologia do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

A espécie em causa tem o nome científico de «Manita Phalloides», é de cor verde, mas pode apresentar também um tom amarelado.

O hospital de Bragança, onde deram entrada na urgência sexta-feira mãe, filha, neta e genro, pediu a colaboração da investigadora a quem foram entregues algumas amostras da espécie ingerida.

Anabela Martins não percebe «como é que se podem ter enganado», nomeadamente a avó, que foi quem apanhou os cogumelos para a refeição da família.

A investigadora deixa um alerta «a todas as pessoas para que se não tiverem certeza, mesmo que seja parecido [com uma espécie boa] não comam». «Na dúvida deitem fora», reiterou.

De acordo com Anabela Martins, estas espécies venenosas podem matar em pouco tempo, destruindo os rins e o fígado. O pior, realçou, é que a sintomatologia pode também enganar e por isso, deixa mais um alerta.

«Se comerem cogumelos e começarem a sentir um mal-estar, diarreias, vão logo ao hospital e digam o que comeram», apelou.

Segundo explicou, em caso de intoxicação, este mal-estar «surge e pode passar por 48 horas» e entretanto o veneno está a atacar o fígado.

«É silencioso, só quando está praticamente destruído, é que os sintomas voltam», afirmou.

Lusa, 2010-11-23

Os cogumelos 00020714

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Os cogumelos Empty Re: Os cogumelos

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 24, 2010 5:04 am

.
A ganância, a falta de conhecimentos sólidos e a estupidez, sempre de mãos dadas, nestes tristes desenlaces.


Shocked

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Os cogumelos Empty Re: Os cogumelos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos