Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O preconceito no tratamento social by Mister Vis Conde Mango

Ir para baixo

O preconceito no tratamento social by Mister Vis Conde Mango  Empty O preconceito no tratamento social by Mister Vis Conde Mango

Mensagem por Vitor mango Sex Dez 03, 2010 1:06 am

escutas,Inimigos,ocidente,Wikileaks
O preconceito no tratamento social


O preconceito no tratamento social by Mister Vis Conde Mango  7067365_mQb0t

Deparei-me com uma conversa muito interessante, um sujeito que conheço profissionalmente dizia-me: se o gajo pensa que o vou tratar por Visconde mais vale ir pró cara...! Bem, eu sorri e disse-lhe que se eu soubesse que determinada pessoa tinha um título nobiliárquico (os descendentes de antigos títulares assumem hoje essa herança na forma afectiva) eu, se existisse um tratamento formal entre os dois, não me obstaria a tratá-lo desse modo. O sujeito reagiu e botou faladura sobre os "direitos" e o fim da monarquia, que agora somos todos iguais, ao que eu lhe disse: felizmente, não somos.
Sempre me ensinaram que a cordialidade é a melhor forma de nos aproximarmos dos outros, de nos apresentarmos, de nos reconhecerem. Tenho na memória que o Presidente Mário Soares, no seu consulado, teve uma correspondência social com o Senhor Marquês de Alorna e o Senhor Marquês de Pombal, e que no trato oficial, sempre se lhes dirigiu pelo título. Desde sempre o tratamento pelos títulos ou denominações de personalidade baseou-se na cordialidade e demonstração de reciprocidade, gentileza, parceria, aproximação. Senhor para cá, Senhor para lá, Doutor para lá, Vª Exª para cá! Por várias razões, não difíceis de intuir, o uso dos títulos a seguir à "implantação" terrorista da República ampliou-se, generalizou-se e tomou a forma de "escadaria" no percurso social. Não há país mais pretensioso no uso dos títulos que a república Portuguesa. Qualquer bacharel é Doutor X, qualquer licenciado é o Senhor Doutor Engenheiro XY. Este abuso desapropriado numa República laica e igualitarista podia pressupor uma lógica compreensão face ao significado das distinções – nobiliárquicas ou não –, as suas origens e, sem complexos, do seu significado enquanto "património" pessoal. Mas não. O uso dos títulos veio demonstrar a arrogância centrifuga da sua utilização e o preconceito de muitos que se "anunciam" pelo prefixo.
Tratar devida pessoa, formalmente, por Dom, Conde, Barão, Doutor, Professor, Comendador ou Senhor é-me igual e não me tira nada, não me rebaixa. Antes pelo contrário.



Publicada porJoão AmorimO preconceito no tratamento social by Mister Vis Conde Mango  Icon18_edit_allbkg
emTerça-feira, Novembro 30, 20100comentáriosEtiquetas:centenário da república,no tratamento social,o preconceito
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos