Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ONU admite retrocesso no processo de paz no Médio Oriente

Ir para baixo

ONU admite retrocesso no processo de paz no Médio Oriente Empty ONU admite retrocesso no processo de paz no Médio Oriente

Mensagem por Vitor mango Qua Dez 15, 2010 1:27 am

Campanha de Natal
ONU admite retrocesso no processo de paz no Médio Oriente
Inserido em 15-12-2010 00:50



Vai ser necessário duplicar esforços em 2011, diz o coordenador das Nações Unidas.

As Nações Unidas consideram que a recusa de Israel em parar com a construção em Jerusalém é “um grave retrocesso” no processo de paz com os palestinianos.

O coordenador da ONU para o Médio Oriente, Robert Serry, afirma que a decisão israelita de continuar a construir na Cisjordânia e em Jerusalém Este faz com que seja necessário duplicar esforços internacionais no ano “crítico” de 2011.

“O processo [de paz] sofreu um grave retrocesso”, garantiu Serry, no Conselho de Segurança da ONU, acrescentando que o secretário-geral, Ban Ki-moon, lamenta a decisão de Israel.

“Reiteramos a posição comum da comunidade internacional de que Israel deve cumprir as suas obrigações de congelar toda a actividade na construção de casas e desmantelar os postos avançados construídos desde Março de 2001”, afirmou Serry.

Para o responsável, depois da recente decisão norte-americana de deixar de pressionar Israel para que pare as construções na Cisjordânia e em Jerusalém Este, “a necessidade de uma alteração da estratégia é evidente”.

Washington vai negociar com as duas partes separadamente sobre todos os temas relacionados com o estado final das negociações e apresentará “propostas” para superar as diferenças quando isso for possível.

Por isso, o responsável da ONU pediu a israelitas e palestinianos que estabeleçam conversações substantivas com os Estados Unidos e que determinem as condições para a criação de um futuro Estado palestiniano.

O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, recusou voltar à mesa de negociações, depois de Israel não ter renovado em Setembro uma moratória para a construção de mais edifícios naquele território.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 118178

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos